O mês de abril, que começou na última quarta-feira, deve repetir o ocorrido em março e o índice de chuva pode não alcançar a média prevista. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, tradicionalmente abril é o mês onde ocorre o menor volume de chuva durante todo o ano. Em Passo Fundo, a média é de apenas 100mm. Porém, apesar do baixo volume no mês de março (mês de início do outono) e a previsão para abril, o prognóstico trimestral feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, mostra que a estação atual deve ter precipitação dentro do padrão climatológico. “A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial, neste ultimo mês, permaneceu com redução nas anomalias positivas, enfraquecendo a condição de El Niño para o decorrer do outono”, aponta o prognóstico.
Já em relação a temperatura, o boletim climático mostra que no decorrer do outono, e especialmente no mês de maio, a entrada de massas de ar mais intensas devem causar forte redução nas temperaturas. Para as temperaturas máximas, o modelo aponta para o mês de abril valores dentro do padrão. No mês de maio a tendência já mostra valores pouco abaixo do padrão, o que significa que o mês será mais frio. Em junho, porém, as temperaturas podem ficar um pouco mais elevadas, de acordo com o prognóstico. Além disso, o Instituto salienta que o outono em geral se caracteriza pelo aumento na amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima durante o dia). Ou seja, dias começando com temperaturas mais baixas e aumentando durante a tarde, bem como a entrada de massas de ar frio mais intensas provocando redução brusca na temperatura.
Previsão para os próximos dias
O ar seco que predominou na região desde a tarde de terça-feira (31) segue deixando as temperaturas elevadas principalmente no período da tarde. A sexta-feira (3) terá predomínio de sol e a temperatura fica entre 14°C e 29°C. O sábado amanhece com a temperatura próxima dos 15°C e no decorrer do dia a máxima também deve chegar aos 29°C. Já na noite do sábado uma frente fria avança pelo oeste do Estado e a temperatura deve cair. No domingo a instabilidade retorna e podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Temperatura fica entre 14°C e 24°C. Já na segunda-feira, o frio deve chegar com um pouco mais de intensidade. A previsão é de que a mínima seja de 12°C e a máxima não ultrapasse 23°C.