A comunidade de Passo Fundo começou a debater, por intermédio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), o aproveitamento e a forma de utilização do Parque de Exposições Wolmar Salton (EFRICA). No sábado (18) os conselheiros governamentais e não-governamentais reuniram-se e começaram a discutir as atuais condições estruturais do espaço de aproximadamente oito hectares e a necessidade de investimentos para tornar o parque viável.
O prefeito Luciano Azevedo, também presidente do Conselhão, destacou a atenção que a administração municipal tem dado aos espaços públicos, revitalizando e devolvendo-os à comunidade. "Todas as nossas ações de recuperação são apresentadas à sociedade, que ajuda e aponta o investimento. O Conselho é o fórum adequado para decidir e definir o futuro do Parque Wolmar Salton. Aqui temos representantes de todos os segmentos da comunidade", explicou Luciano.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, e de Planejamento, Ana Paula Wickert, apresentaram relatórios com informações das condições estruturais das instalações existentes no parque e a necessidade de adequações de segurança e investimentos de recuperação. Os conselheiros definiram uma visita ao parque no dia 16 de maio (sábado), a fim de verificar as atuais condições de estrutura do espaço. Após, será definido em nova assembleia o destino do local.
Para uma das novas integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que tomou posse neste sábado, a discussão é imprescindível para se achar uma solução adequada e que satisfaça a toda a comunidade. "Passo Fundo está representada aqui. Vamos debater e ver o melhor caminho a ser tomado", disse a empresária Zoila Medeiros, que falou sobre sua participação no Conselhão. "A criação deste grupo é inovadora e única. Os assuntos podendo ser analisados e debatidos pelos diversos segmentos é muito importante. Com certeza, veremos o que é melhor para todos", observou.