Começou ontem a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado do Rio Grande do Sul, que antecipou em uma semana o início da imunização. As doses da vacina estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde dos bairros que possuem sala de vacinação. Já no primeiro dia, a procura foi intensa e chegou a gerar fila em alguns lugares. Um deles foi o Centro de Saúde, onde ontem (27) já foram aplicadas cerca de mil doses.
Conforme Irene dos Reis, enfermeira chefe do Centro de Saúde, este ritmo do número de doses aplicadas diariamente deve seguir até o final da campanha. “Os idosos costumam acordar cedo. Então, quando chegamos para abrir o posto, às 7h, já havia pessoa esperando. E assim acontece sempre em período de campanha de vacinação contra a gripe”, comenta.
No restante do país, a vacinação começa somente na próxima semana. No RS a antecipação aconteceu por questões sazonais, uma vez que o estado costuma ser o que registra as temperaturas mais baixas durante o outono e o inverno. A campanha tem como meta vacinar 80% do público-alvo, do qual fazem parte indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Além da vacinação nas unidades de saúde, idosos acamados ou que não podem se locomover, podem contar com o programa Vacinação em Casa, disponibilizado pelo município. Quem precisar receber as equipes da prefeitura para que seja feita a imunização, pode ligar para os telefones (54) 3046-0164 ou (54) 3046-0087. Grupos de convivência da terceira idade e casas asilares também podem contar com a imunização. O Programa Vacinação em Casa visa qualificar o atendimento de saúde aos idosos e prevenir a contaminação pelo vírus da gripe. Através do Programa, é possível realizar a identificação e o cadastro da população idosa de Passo Fundo que sofre com algum grau de dependência de saúde, com o objetivo de proporcionar um atendimento humanitário para o grupo especial.
Dia de mobilização
A campanha segue até 22 de maio. Para o próximo dia 9 (sábado), está marcado o Dia D, quando os postos de vacinação estarão abertos no fim de semana. A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, causador da gripe A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, foram registrados, até o momento, dois casos de Influenza no Estado - em Canoas e Santa Cruz do Sul. Em 2014, o RS registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve queda de 66% nos números de ocorrências e de óbitos – já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes.