A perspectiva de crescimento da área cultivada de canola nesta safra é de 10% em relação ao ano anterior. Entre os motivos está o menor interesse dos produtores no cultivo do trigo. Os produtores têm investido em bons pacotes tecnológicos para conduzir a safra e garantir um bom resultado para a oleaginosa. Na região o plantio já iniciou e em breve deve estar concluído.
Quem explica é o engenheiro agrônomo da BSBIOS Fabrício Neri. De acordo com ele, os agricultores estão fazendo as contas e percebendo que a canola é uma boa opção. Além da rentabilidade, ela é uma boa opção para ser utilizada na rotação de cultura, por ser uma excelente recicladora de nutrientes, conforme explica Neri. “Avaliamos que há um grande potencial para canola até porque temos muitas áreas que não são cultivadas no inverno e o produtor pode utilizá-las. É uma forma rentável e viável”, acrescenta.
Os produtores que já trabalham com a cultura também possuem os equipamentos necessários para os manejos o que gera um custo fixo de manutenção. A opção pela cultura é uma forma de diluir esse custo e utilizar o maquinário disponível. “Percebemos a evolução da mecanização agrícola que está bem evoluída e as indústrias estão investindo. Os produtores têm buscado novas tecnologias e os que já têm a cultura no seu calendário têm investido sim”, reforça. Os produtores investem visando bons resultados. “Nosso foco é esse que o produtor invista com condições de ter alto nível de produtividade. Inclusive, disponibilizamos linha completa de defensivos e fertilizantes diferenciados para a cultura e isso facilita o objetivo final”, destaca.
Pacote tecnológico
A BSBIOS oferece aos produtores pacotes de média e alta tecnologia, conforme a realidade de cada propriedade. A diferença se dá na adubação e alguns tratamentos. No entanto, Neri garante que o principal para o desenvolvimento da cultura está incluído em ambos os pacotes. O que tem se observado é que os produtores têm preferido investir mais em tecnologia em busca de melhores resultados. “Avaliamos o custo de produção e realmente teve incremento devido a alta do dólar que influenciou o aumento dos fertilizantes nos últimos meses, mas ainda assim é mais viável o plantio da canola”, opina. A empresa também disponibiliza condições diferenciadas na comercialização do grão, garantindo a liquidez.
Clima
Neste início de safra o clima tem se demonstrado favorável para o desenvolvimento inicial da canola. No entanto, não se pode afirmar como o clima será no longo prazo. “A parte do produtor tem que ser bem feita e depois deixamos para São Pedro cuidar do clima. Se não fizer bons tratos culturais não tem como o clima reverter em produção. O produtor tem de fazer a parte dele e levar a cultura da melhor forma possível para que o resultado seja positivo”, finaliza.
Cultura deve ter crescimento de área de 10%
· 2 min de leitura