As chefias dos 40 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar que compõem o regional Passo Fundo, estiveram reunidas com o presidente da Instituição, Clair Kuhn, e o diretor técnico Lino Moura. O encontro foi nesta quarta-feira (06/05), no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. Participaram também supervisores, assistentes técnicos regionais e os gerentes regionais, Oriberto Adami e Cláudio Dóro. Entre os temas abordados estavam filantropia, Plano de Desligamento Incentivado (PDI), gestão, estreitamento com as parcerias, em especial prefeituras.
Kuhn ressaltou que os extensionistas devem buscar proximidade com os vereadores e prefeitos. “Mostrem seu trabalho, repassem os dados, municiem os prefeitos com números e informações. Divulguem o que é feito”, disse o presidente. O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, também destacou a necessidade de comunicar o trabalho realizado. Moura disse ainda que será dada atenção especial à revisão do planejamento estratégico e capacitações do corpo técnico. “Precisamos estar a par da tecnologia, ter segurança nas recomendações”, avaliou.
Capacitações
Na mesma data, teve inicio uma atualização sobre agricultura conservacionista e fertilidade do solo. A abertura da capacitação, que está sendo realizada na Embrapa Trigo, contou com a presença do presidente e do diretor técnico da Emater/RS. Até sexta-feira (08/05) 21 extensionistas da Emater/RS-Ascar, de municípios pertencentes aos regionais de Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen, Soledade e Santa Rosa, participam de palestras técnicas e atividades práticas sobre agricultura e práticas conservacionistas, solos, plantabilidade em sistema de plantio direto, fertilidade química do solo, entre outros.
O presidente Clair Kuhn falou aos extensionistas, durante a abertura, sobre a necessidade de levar novas tecnologias ao pequeno produtor. “Precisamos conhecer para poder levar a informação aos nossos assistidos, que são quem quer produzir”, disse. Para Osvaldo Vasconcelos Vieira, que está interinamente na chefia da unidade da Embrapa Trigo, a tecnologia só cumpre o seu dever social se chegar ao produtor e isso, segundo ele, só é possível por meio da parceria entre a pesquisa e a Extensão Rural. “Vemos a diferença onde tem a Emater forte, como é aqui no Rio Grande do Sul”, finalizou.
Conforme o gerente regional, Oriberto Adami, outras capacitações na região já estão sendo organizadas, como a de cereais de inverno, também realizada nesta quarta-feira (06/05), na Universidade de Passo Fundo, e outras sobre leite – com foco na qualidade do produto e nutrição animal – e em culturas de verão, com data prevista para o mês de junho.