Mãe é um ser especial, diferenciado, que nos ama incondicionalmente. Quando estamos doentes então, o zelo é redobra. Na Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, muitas mães, largam sua rotina, seu trabalho e sua casa, para cuidar dos seus filhos que estão internados. Ficam preocupadas, angustiadas, passam noites sem dormir, tudo para garantir que os pequenos estejam amparados. Porém, nesta semana que antecede o Dia das Mães, o Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças internadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), homenageou e realizou diversas atividades com as mães, fazendo com que a preocupação diária, desse lugar a rostos sorridentes e alegres. Na tarde desta sexta-feira, 09 de maio, o Chá das Mães proporcionou momentos de alegria com atividades e brincadeiras, onde mães e filhos brincaram juntos e celebraram o Dia das Mães.
Ao contrário do que acontece diariamente, onde as crianças brincam e as mães acompanham, desta vez as crianças foram espectadoras e as mães é que caíram na brincadeira. Dança das cadeiras, Adivinha, Dança do Quadrado, Competição do Balão. Entre uma atividade e outra, o que se viu foram mães e filhos alegres e descontraídos. A acadêmica do curso de Pedagogia da UPF e estagiária do Espaço Lúdico, Flávia de Borba, salienta é que fundamental para as mães ter momentos de alegria e descontração. “As mães se dedicam integralmente aos filhos, então nada mais justo que fazer uma homenagem para elas. Elas sempre vem no Espaço, mas geralmente para ver os filhos brincarem, mas nessa semana elas aproveitaram e se divertiram também”, relatou.
Aline Rabelo da Silva, mãe do Vinicius Juan da Silva Ribeiro, de cinco anos, já está há uma semana com o filho no hospital e conta que participou de todas as atividades que foram realizadas para o Dia das Mães. Para ela é muito bom ter um espaço de brincadeira e alegria dentro do hospital. “Esta época é de homenagem na escolinha, não participei lá, mas fiquei muito feliz com a comemoração que eles prepararam aqui. O tempo passa mais rápido, nos entretemos, fizemos amizade, foi um momento muito bom”, conta a mãe, ouvindo de Vinicius que ele a ama muito e que foi muito legal confeccionar o mimo que foi entregue a ela.