Uma comitiva do governo estadual, Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e prefeituras buscará em Brasília, nesta quinta-feira, negociar a liberação de recursos para funcionamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão com obras prontas mas ainda não iniciaram atendimento à população. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, já teria viajado ainda ontem à Capital Federal, onde tinha agendados outros compromissos. O grupo vai discutir a possibilidade de liberação de recursos federais, utilização de emendas parlamentares e até mesmo complemento de recursos do Estado para o funcionamento das UPAs.
Segundo a Secretaria de Saúde, prefeitos de Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Três Passos foram convidados a fazer parte da comitiva. O assunto já havia sido tratado entre os governos do RS e federal neste sábado, em Porto Alegre, quando o secretário Gabbardo e o governador José Ivo Sartori apresentaram ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, a situação de algumas UPAs do RS.
Também a Famurs vem se mobilizando por recursos. No começo do mês, um grupo de prefeitos e o presidente da entidade, Seger Menegaz, já haviam relatado o problema das UPAs aos deputados que integram a bancada gaúcha na Câmara. O assunto integrou uma lista de pedidos entregues por prefeituras aos parlamentares.
Comitiva vai a Brasília buscar recursos a UPAs
· 1 min de leitura