O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, existe desde 1978, e tem como função elaborar medidas de controle e prevenção contra as infecções hospitalares. Nesta sexta-feira, 15 de maio, o país comemora o Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, e o HSVP aproveita a data para destacar ações que possam ajudar a reduzir a incidência do problema. Uma das principais medidas de prevenção do Controle de Infecção é uma medida muito simples, a lavagem das mãos. O hábito de lavar as mãos reduz e previne infecções, além de promover a segurança dos pacientes, profissionais da área da saúde, familiares e demais usuários dos serviços de saúde. Por isso, durante toda esta sexta-feira, o SCIH irá promover momentos de conscientização em todos os setores do hospital. A atividade contará com o auxílio do Projeto de Extensão da Universidade de Passo Fundo, Sorriso Voluntário.
Anualmente nos países desenvolvidos, entre 5 e 10% dos pacientes internados desenvolvem infecção hospitalar. A enfermeira do SCIH, Dionara Schlichting, explica que o agente causador da infecção hospitalar geralmente é uma bactéria e pode ser do próprio paciente. “O risco de um paciente adquirir infecção está presente em qualquer instituição de saúde. Os índices apontam que uma em cada três infecções hospitalares podem ser prevenidas, ressaltando ainda mais o trabalho realizado pelo Controle de Infecção”, evidencia.
Ainda, conforme Dionara é exigência legal no Brasil que todos os hospitais tenham uma comissão e programa permanente de controle e prevenção de infecção hospitalar. Por isso, com o questionamento, “Suas mãos estão limpas?” e o slogan “O controle de infecção está em suas mãos”, o SCIH, promove ações de orientação à pacientes, familiares e profissionais da instituição, buscando evitar e prevenir que as infecções ocorram. “As principais formas de diminuir a infecção hospitalar é higienizar as mãos antes e após visitar um paciente e solicitar que o profissional da saúde lave as mãos antes de realizar qualquer procedimento. É importante que a higiene das mãos seja feita de forma correta, com água e sabão ou álcool gel”.