O secretário estadual do Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, veio a Passo Fundo, nesta sexta-feira (15), para tratar do projeto de reestruturação e elevação de categoria do aeroporto e para verificar a situação da ERS-324. A Secretaria busca esforços junto ao município para elevar a categoria do aeroporto. A estratégia pretende evitar que as empresas de aviação deixem de operar. “Passo Fundo exerce um papel econômico para região muito importante, mas é necessário resolver alguns gargalos de infraestrutura, um deles é a elevação de categoria do aeroporto para comportar a manutenção dos voos e possibilitar a vinda de novos”.
Mas para isso acontecer, em contrapartida, caberia ao Executivo a responsabilidade financeira em fazer o repasse das horas extras do efetivo dos bombeiros que atuam no local. É importante ressaltar que, hoje, o aeroporto é classificado em categoria três e a tentativa é elevá-lo para categoria cinco. Esta nova categoria comportaria a vinda de novos voos ao terminal atendendo as necessidades da região.
O prefeito Luciano Azevedo, disse durante a reunião, que a Procuradoria do Município e o secretario de segurança, Celso Gonçalves estão autorizados, na próxima semana, a agendar uma reunião junto a Secretaria de Transportes e Mobilidade para avaliar quanto esta contrapartida irá impactar aos cofres municipais e, também, a modalidade que o repasse pode ser feito sem gerar futuros apontamentos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Caso o recurso necessário possa ser comportado pela Administração a parceria conjunta deve acontecer.
Para viabilizar a elevação da categoria do aeroporto, também é necessário o deslocamento de efetivo dos bombeiros para atuarem no local. Hoje três bombeiros atuam no terminal, mas com a elevação de categoria seria necessário o acréscimo neste efetivo. Isso poderá depender do recrutamento do efetivo de Erechim.
Melhorias no terminal
Diante da iminência do fim de operação de alguns voos o projeto que estabelece melhorias ao terminal do Aeroporto Regional de Passo Fundo foi priorizado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade. Segundo a diretora do Departamento Aeroportuário, Lígia Villagrán, o projeto de Passo Fundo foi o terceiro protocolado na FEPAM, mas será o primeiro analisado, passando na frente dos projetos de Santo Ângelo e Rio Grande.
De acordo com ela, o projeto está na fase de licenciamento ambiental, junto a FEPAM, e após a conclusão desta etapa o projeto entra no processo de licitação. Medidas mitigatórias devem ser apontadas pela FEPAM que deverão ser cumpridas para que a obra possa ser viabilizada.
ERS-324
Westphalen também fez uma vistoria pela ERS-324, para verificar as condições de trafegabilidade juntamente com lideranças locais. Segundo ele, a duplicação da ERS-324 dependerá exclusivamente de parceria público-privadas para se concretizarem, mas não há data prevista. Até o momento não há previsão de operações de recuperação da pista, mas ele disse, que diante da situação verificada vai solicitar, com urgência, medidas paliativas como operação tapa-buracos para proporcionar melhores condições de tráfego.
Esforços conjuntos para elevar categoria do aeroporto
· 2 min de leitura