O popular “veranico” de maio deve seguir nos próximos dias, garantindo sol e calor até pelo menos sexta-feira (22). No sábado (23) pode chover, mas clima ainda será quente. Isso está ocorrendo, segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, devido à presença de um ar seco na região. “Até sexta-feira teremos poucas nuvens à tarde e não teremos chuva. A semana está se comportando com o clima típico de outono”, salienta.
Para hoje (21) a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com temperatura entre a mínima de 14ºC e a máxima de 24ºC. Na sexta (22) o tempo também fica bom, com céu parcialmente nublado a nublado, mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. No sábado (23), o céu fica parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura varia entre a mínima de 14ºC e a máxima de 22ºC.
Já no domingo (24) a possibilidade de chuva é um pouco maior e a temperatura pode diminuir um pouco, mas não será ainda para a chegada do frio. Conforme Sampaio, o domingo poderá ser temporal na região Norte, com rajas de vento, e a temperatura máxima não deve passar dos 21ºC. Até o momento foram registrados 55 milímetros de chuva no mês de maio, o que corresponde a 48% da média normal histórica para o período.
No estado
Sol e temperaturas elevadas é a previsão do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) para esta quinta-feira (21) no restante do Rio Grande do Sul. O ar quente e seco se mantém e, com a presença do sol durante a tarde as temperaturas devem superar os 29°C ,principalmente no Oeste. Na sexta-feira (22) o Cemet aponta temperaturas altas e tempo seco para o RS. O que irá garantir o tempo aberto é a massa de ar tropical que estará seco. No Oeste o vento Norte deixará as temperaturas mais altas com 30ºC. No litoral a brisa do mar faz o ar ficar mais ameno e a máxima chega aos 25ºC.
Para sábado (23), a previsão é de chuva em quase todo o Rio Grande do Sul, mas o dia ainda começa com sol e abafado na maior parte do Rio Grande do Sul. No decorrer da manhã uma frente fria começa a provocar chuva. Primeiramente este sistema começa agir pelo Sul e Oeste, onde a chuva vem acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. Nas demais regiões a chuva deve acontecer entre a tarde e a noite.