A 7ª Região Tradicionalista do MTG comemora o resultado obtido na 45ª Ciranda Cultural das Prendas, realizada no final de semana em Rio Grande. Pela quarta vez, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul sai da 7ª Região. Neste caso, a escolhida foi Marina Giollo, representante do CTG Lalau Miranda. A Região também comemora o título inédito de 1ª Prenda Mirim que ficou com Gabriely Portela Ramos, do CTG Sentinelas do Pago de Marau.
O concurso de 1ª Prenda é o mais tradicional do MTG e reuniu, nesta edição cerca de 70 candidatas em três categorias, disputando nove faixas. Não se trata de um projeto de beleza, já que este quesito representa apenas 5% da pontuação final, segundo explicou a coordenadora da 7ª Região, Gilda Galeazzi. Marina, por exemplo, já vinha se preparando há, pelo menos, dois anos. “Eu estudava seis horas por dias, li mais de 30 livros e resumos, fiz pesquisa de campo e ensaiava para declamação e danças, pelo menos, outras duas horas”, disse Marina.
A 1ª Prende do Rio Grande do Sul, que já vinha de uma maratona de compromissos, por representar o CTG Lalau Miranda, agora terá outra etapa pela frente. Além da 7ª Região, vai atender a compromissos em todo o Estado e também fora. Para tanto, terá apoio do MTG e vai focar na sustentação de projetos e na motivação de jovens para que participem do Movimento Tradicionalista.