O atual momento de turbulência pelo qual passa a economia do país leva a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS a prever que as vendas no Dia dos Namorados deste ano não devem aumentar na comparação com 2014, permanecendo em um patamar similar ao do ano passado. O presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, destaca que o levantamento realizado mostra a predileção dos consumidores pela aquisição de artigos de uso pessoal, como cosméticos, roupas e smartphones para presentear a pessoa amada.
- Ainda assim, temos observado a cautela dos consumidores, com a tendência de que o pagamento das compras seja feito à vista, fugindo das altas taxas de juros dos cartões de crédito e do cheque especial. Além disso, é possível que ocorra uma redução no valor do tíquete médio dos presentes. Se em 2014 ele ficou em torno de R$ 105,00, neste ano deve ficar próximo dos R$ 90,00 - salienta Vitor Augusto Koch.
A FCDL-RS também lembra aos lojistas do setor varejista a importância de prestar um atendimento ainda mais qualificado aos seus clientes, especialmente pelo fato do Dia dos Namorados ter um apelo sentimental muito forte. Como os presentes são direcionados, o ideal é que vendedores homens atendam as mulheres e que as vendedoras atendam os homens, possibilitando uma troca de opiniões a respeito dos artigos.
O levantamento da entidade estima que as mulheres deverão gastar e presentear mais que os homens, representando 53% do universo de consumidores desta data.
- Isso mostra que os lojistas podem incrementar suas vendas se conseguirem atrair um número maior de consumidores homens, lembrando-os da importância de presentear suas namoradas, noivas e esposas nesta data - diz Vitor Koch.
Outra dica fundamental que a FCDL-RS passa aos lojistas diz respeito a crescente utilização do crédito direto do estabelecimento. Esta modalidade de venda é importante para angariar e fidelizar clientes, mas o lojista deve estar assegurado da adimplência do consumidor, consultando o SPC.
Consumidores vão às compras no Dia dos Namorados, mas com cautela
· 1 min de leitura