As festas juninas promovidas pelas escolas de Passo Fundo começaram na última segunda-feira (1) e se estendem ao longo do mês. As atividades já são uma tradição tanto nas escolas particulares, como nas estaduais e municipais e contam com traje caipira, comidas típicas, música, dança, apresentações e brincadeiras.
O Colégio Notre Dame abriu os festejos na última segunda-feira (1)com uma programação especial: a Festa Junina Literária. Na atividade, cada brincadeira voltada aos estudantes estava relacionada com a literatura. Na pescaria, por exemplo, ao invés de pequenos brindes, os estudantes pescavam dicas literárias. No sábado (6) tem mais festa. A assessoria de comunicação e marketing informa que em virtude da obra que acontece, a festa será realizada no Ginásio de Esportes, e não na área externa, como era todos os anos.
Confira o calendário das escolas:
Colégio Notre Dame
Data: 06 de junho – sábado
Horário: 13h30 às 17h
Colégio Notre Dame Menino Jesus
Data: 13 de junho – sábado
Horário: 13h às 17h30
Instituto Menino Deus
Data: 13 de junho – sábado
Horário: 10h às 15h
Colégio Marista Conceição
Data: 20 de junho
Horário: sem horário definido
Colégio Salvatoriano Bom Conselho
Data: 20 de junho – sábado
Horário: 14 às 18h
Escolas Municipais
Cada comunidade escolar municipal define a sua própria programação. As atividades acontecem dentro do mês de junho com comidas típicas, apresentações, e brincadeiras.
Escolas Estaduais
Segundo a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, as festas juninas nas escolas estaduais estão previstas no calendário escolar para acontecerem durante o mês de junho, mas cada escola define o dia, horário e programação.
O que são as festas juninas?
As festas juninas, foram originalmente criadas em homenagem aos santos do mês: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Essas festas foram trazidas pelos portugueses e nas comemorações atuais são conservados muitos elementos das velhas civilizações, em que as populações do campo festejavam as proximidades da colheita, por exemplo. A fogueira era uma maneira de festejar a chegada, dessas colheitas, elemento que acaba aparecendo nas festas, porém apenas representado artificialmente na maioria das festas.