Uma celebração no Santuário Nossa Senhora Aparecida na tarde deste domingo, 31, marcou o início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Passo Fundo. A peregrinação da imagem trazida pelos jovens do Santuário Nacional em abril, se estenderá de 2015 a 2017, marcando um tríduo preparatório para a grande festa dos 300 anos de Aparecida, em julho de 2017. Segundo a irmã Salete Ines Rambo, assessora do setor juventude da arquidiocese, a passagem da imagem iniciará pelas congregações, envolvendo religiosos e religiosas no ano da Vida Consagrada, proclamado pelo papa Francisco.
A imagem iniciou sua peregrinação com as irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e deve visitar as congregações até outubro deste ano quando, a partir da 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, irá às 53 paróquias e quase 900 comunidades. “Desejamos que Maria propicie uma maior comunhão e interação em nossa arquidiocese, dando-nos força e disposição também para concretizar as propostas do ano do cuidado com a vida”, afirmou a religiosa.
Durante a celebração, padre Mateus Danieli, reitor do Santuário, agradeceu a presença dos religiosos e religiosas na celebração e, fazendo referência a liturgia do dia, afirmou: “Estamos acostumados com lógicas de poder. A sociedade se organiza de uma forma hierárquica. Essa não é a lógica de Deus. Com Deus, a lógica é a do amor. Isso explica porque tanta gente se empenha em doar a vida pela causa do Reino".