No Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho de 2015, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo reforça a sua missão de atuar pelo desenvolvimento sustentável, pois pensar no ambiente em que vivemos também é cuidar da saúde das pessoas. Este foco move as ações realizadas pela Comissão do Meio Ambiente, formada por funcionários de diversas áreas que se reúnem para promover atividades educativas de presevação ambiental, separação e destinação adequada de resíduos produzidos no ambiente hospitalar, entre outras ações que dão alicerce para o crescimento sustentável da instituição.
A reciclagem de resíduos já se consolidou entre funcionários, pacientes, acompanhantes e comunidade hospitalar. Em 2014 foram reciclados quase 200 mil quilos de papel, plástico, vidro, ferro, alumínio e cobre. Mas, para o trabalho ser continuamente efetivo são realizados treinamentos periódicos com os colaboradores. Aos pacientes e acompanhantes são entregues folhetos informativos sobre a separação correta de resíduos.
Desde julho de 2014, com o funcionamento da nova lavanderia hospitalar localizada no Bairro Berthier, o HSVP concretizou um importante empreendimento sustentável. Devido a utilização de máquinas modernas e processos de lavanderia adequados houve uma redução de 60% no consumo de água, totalizando 98.330 litros de água por dia. Outro aspecto significativo é que 100% dos efluentes líquidos são tratados, visto que 60% da água é reutilizada. Também realiza-se a captação da água pluvial para minimizar a adução de água natural.
Em tempos de crise energética no país, e com o propósito de crescer de forma sustentável, o HSVP realizou a substituição do grupo gerador principal, que possuía uma potência total instalada de 1.35MVA, por um novo grupo gerador com capacidade total de 2.1MVA. Os novos geradores são totalmente automatizados para fornecer energia durante 24 horas ininterruptas ao hospital, garantindo o aumento da segurança elétrica no fornecimento de energia, em situações de emergência. Os diferenciais desse grupo de geradores são potência disponível, economia, geração de menos ruído e menor emissão de fumaça ao meio ambiente.