O programa da Prefeitura de Passo Fundo que tem a finalidade de evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais, já inspira outras cidades do estado. A vereadora de Bento Gonçalves, Neilene Lunelli, veio conhecer como funciona o É o Bicho para levar a experiência ao município e às ações em que atua.
“A vereadora Neilene visitou Passo Fundo em busca de conhecer o programa e coletar informações para auxiliar na Frente Parlamentar em Defesa dos Animais”, observou o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. O Programa É o Bicho é dedicado ao bem-estar dos animais de rua do município, especialmente, cães e gatos. A intenção é evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais, através do procedimento de castração cirúrgica e cuidados em geral. Através de uma unidade móvel, o programa leva cães e gatos até clínicas veterinárias conveniadas para realizar o procedimento de castração cirúrgica.
O programa beneficia os usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos – e as organizações protetoras dos animais. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3311-5494.