A partir de hoje a população terá a oportunidade de participar da definição de parte dos investimentos da Prefeitura de Passo Fundo. O Projeto “Passo Fundo Participa” vai permitir que a comunidade vote e ajude a escolher as ruas que receberão pavimentação asfáltica. De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, o projeto é importante devido à necessidade de incentivar a participação dos moradores em um assunto diretamente ligado a eles e ainda ampliar a consulta popular. “Queremos que esse projeto seja o início de um programa de consulta popular mais ampliado. Havendo interesse da comunidade e participação significativa, já para 2016 ele será ainda maior”, salienta.
Cerca de 60 quadras que não possuem asfalto, divididas em 19 regiões, devem receber as melhorias na infraestrutura. Ao todo, R$ 2,8 milhões de recursos serão destinados para as obras de pavimentação. O prefeito destacou ainda que as ruas disponíveis para voto já foram pré-selecionadas conforme solicitações de moradores. “O projeto define diretamente o local dos investimentos. A população escolherá a rua, o trecho, o bairro e até mesmo, de certa forma, o tamanho da obra que será realizada”, pontua Luciano. Além disso, as obras poderão ser realizadas em bairros distintos, ou seja, no final da votação, que será no dia 30 de agosto, o resultado vai mostrar as quadras e não os bairros mais votados, podendo ser pavimentadas dez quadras em uma região e dez em outra, por exemplo.
A votação
O sistema elaborado pela prefeitura foi liberado a partir da meia noite desta terça-feira (30) e a votação ocorre somente online. Para votar, o cidadão precisa ter em mãos o número do seu Título de Eleitor e seguir as instruções:
1- Acessar o portal da prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) e abrir o sistema disponível na página com o nome do projeto;
2- Escolher um bairro, com as respectivas ruas e clicar em “votar”;
3 - Ler o termo de aceite da votação e marcar a opção “aceito os termos”.
Depois de confirmar a escolha, o eleitor deve seguir mais três passos:
Passo 1 – Cadastrar-se. Devem ser informados os dados pessoais como Título de Eleitor, CPF e CEP;
Passo 2 – Selecionar os projetos. É preciso marcar as ruas escolhidas para serem executadas as obras de pavimentação;
Passo 3 – Confirmação do voto e verificação das escolhas. Caso o eleitor deseje fazer alguma alteração, pode clicar em “anterior”, ou, caso contrário, confirmar o voto.
Por fim, seguidos os passos, uma tela de confirmação será apresentada e o comprovante de votação poderá ser impresso. Além disso, um e-mail com essa confirmação será enviado para o leitor caso ele informe seu endereço de e-mail no momento do cadastro. Cada pessoa pode votar apenas uma vez.
As obras devem iniciar ainda no segundo semestre de 2015, logo depois da apuração da votação, e não irão interferir nas outras ações que já estão programadas pela Secretaria de Obras. “Além dos locais escolhidos na votação, que devem receber investimento de quase R$ 3 milhões, continuaremos realizando outras obras já planejadas, bem como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo licitadas”, explicou Luciano. Ele ainda frisou que o número de quadras asfaltadas só será estabelecido definitivamente após a votação, já que para cada local o valor do investimento é diferente. “Todas as ruas mais votadas, até o limite de 2,8 milhões, serão contempladas”, finalizou o prefeito.