Conferência da saúde encerra com aprovação do relatório

Opiniões servirão de base para debate dos eixos temáticos

Por
· 2 min de leitura
Evento foi realizado no Campus da UPFEvento foi realizado no Campus da UPF
Evento foi realizado no Campus da UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde abriram os trabalhos da décima edição da Conferência Municipal de Saúde, considerada o fórum máximo de deliberação da política de saúde. Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas" Direito do Povo Brasileiro", a programação iniciou na noite dessa sexta-feira, no Campus II da Universidade de Passo Fundo, e encerrou ontem com aprovação da plenária final e eleição dos delegados para a conferência estadual.

Após a realização do credenciamento e a leitura e aprovação de regimento interno, a abertura oficial do evento foi realizada. Para o prefeito Luciano Azevedo, a conferência é fundamental para debater políticas públicas de saúde e propor ações efetivas na melhora do atendimento. ?A saúde é uma das áreas mais importantes da nossa administração. Já inauguramos oito novas unidades de saúde em Passo Fundo e realizamos diversos programas voltados à saúde para cuidar das pessoas. A conferência nos traz novas ideias para aperfeiçoar ainda mais este trabalho?, ressaltou.

Entre os programas de governo dedicados à saúde estão: Farmácia Mais Perto, que leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município; Meu Bebê, Meu Tesouro, que promove atenção integral à saúde da mãe e do bebê até seu primeiro ano de vida; Olhar de Criança, que promove o cuidado com a visão de crianças é objetivo do programa; Vacinação em Casa, que leva vacina contra a gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais. Ainda, outras ações e programas municipais contribuem através do inventivo de uma vida mais saudável.

Com o painel que trouxe o tema do evento, "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas - direito do povo brasileiro", foi possível construir diversas opiniões que servirão de base para o debate dos eixos temáticos, que contam com sete propostas: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação de controle social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; e ciência, tecnologia e inovação do SUS.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a cada dois anos a conferência é realizada, sendo que a décima edição representa 20 anos de luta por uma saúde de qualidade em Passo Fundo.  "Este dia só é possível porque muitos de todos que lutaram pela saúde estão aqui, são pessoas que dedicam seu tempo para isso. Nestes vinte anos, muito se fez e muito há de se fazer", disse.

Gostou? Compartilhe