Festejar e celebrar a padroeira do Brasil e da Arquidiocese já é tradição em Passo Fundo. Em 2015 a Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida chega a 35ª edição como a segunda maior romaria do país em homenagem a Santa. Faltam apenas três meses para a romaria e os preparativos já vão sendo intensificados. A definição do lema e das intenções chamam atenção para o trabalho realizado na arquidiocese em 2015, através do “Ano do Cuidado com a Vida”. Por isso, os romeiros e romeiras da Mãe Aparecida refletirão o tema “Com a Mãe Maria, vamos cuidar da vida”.
Outras três intenções provocam os participantes: para que a cultura do cuidado com a vida seja iniciada na família; para que a Arquidiocese fortaleça a cultura vocacional, incentivando jovens a seguirem o chamado de Jesus a cuidar da vida; e para que a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida anime a fé das famílias, da vida religiosa e das comunidades. Segundo o padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador da romaria, a edição deste ano quer coroar a caminhada evangelizadora da arquidiocese. “Se olharmos para o Evangelho de João 2,1-11, Maria é extremamente atenta ao cuidado com a vida. Ela percebe que falta vinho, falta sentido e falta alegria. É uma situação em que a vida está ameaçada. Ela se sente motivada a defender a vida, dizendo: Fazei tudo o que Ele vos disser. Maria sabe que as Palavras de seu Filho são portadoras de um projeto de vida. Ela sabe que dar ouvidos aquilo que Jesus tem a dizer nos conduz a realização plena da vontade de Deus”, explica o sacerdote.
Entre os destaques para a romaria de 2015 está a realização de uma novena preparatória durante os nove domingos que antecedem a festa, integrando as 53 paróquias da arquidiocese. A programação, que inicia no dia 08 de agosto, prevê a celebração de uma Missa todos os domingos, as 16h, no Santuário. Para padre Mateus, chegar ao 35º ano de romaria significa intensificar a caminhada de fé do povo na Arquidiocese e região. “A romaria tem sempre este duplo sentido: celebrar a devoção a Mãe Aparecida, e ao mesmo tempo, coroar a caminhada pastoral da arquidiocese. Então, este ano, ao celebrarmos 35 romarias em honra da Mãe de Jesus, podemos sentir em nosso coração a alegria da Igreja que caminha, dia a dia, renovando a esperança do Reino de Deus”, conclui. Este ano a romaria contará também com a Mostra de Ações Sociais Solidárias. Assim como em 2014, a iniciativa integrará exposição das obras sociais católicas, dos grupos de economia solidária acompanhados pela Cáritas e de grupos de reciclagem.