O estoque de sangue do Hemopasso, que atende hospitais de 139 municípios da região, é prejudicado durante esta época do ano. Com a chuva que ocorreu nas últimas semanas a situação se agrava. Muitos moradores de municípios vizinhos, que costumam se deslocar a Passo Fundo para fazer a doação, desmarcaram o agendamento. A média registrada diariamente é de 30 doações e o ideal seria entre 50 e 70. Durante o inverno, a queda de doadores é de 30%, no entanto, os problemas de saúde costumam ser mais intensos durante este período e, consequentemente, a demanda de sangue nas instituições de saúde aumenta. “O nosso estoque é sempre prejudicado nesta época do ano devido ao nosso clima. Só que as pessoas adoecem muito neste período. São manifestações alérgicas, gripes, resfriados e demais problemas respiratórios”, explicou a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.
A chuva intensa das últimas semanas impactou no estoque de sangue. “Com a chuva e o frio fica difícil as pessoas se deslocarem até o Hemopasso, principalmente quem mora no interior. Devido a chuva registrada há poucos dias, municípios que viriam ao Hemocentro cancelaram seu agendamento porque não tiveram condições de transporte”, revelou Alexandra.
Os interessados em doar sangue podem ligar para o Hemopasso e agendar a sua doação. “Pedimos que as pessoas que moram em Passo Fundo ou que tenham condições de se deslocar, compareçam ao Hemopasso e realizem a sua doação para ajudar as pessoas necessitam”, solicitou a coordenadora de captação de doadores.
Estão sendo solicitados todos os tipos de sangue. “Todos os tipos de sangue são bem-vindos, porque nossa principal demanda é a produção de plaquetas, que independem da tipagem sanguínea. Neste momento, o tipo que mais nos preocupa é o O positivo, mas todos os demais também são importantes. Precisamos manter o nosso estoque para atender a demanda dos hospitais”, ressaltou Alexandra.
O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11h. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555.
Para doar é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - ou, acima disso, ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Portar documento de identidade com foto;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não estar grávida, nem amamentando;
- Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas injetáveis;
- Não ter contraído Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS.
Doação de sangue: Estoque prejudicado
· 2 min de leitura