Antes mesmo de completar um ano o programa da Prefeitura Municipal de Passo Fundo É o Bicho já castrou 900 animais em 15 regiões da cidade, abrangendo em torno de 70 vilas. A Secretaria municipal de Meio ambiente que administra o programa recolhe os animais que ficam 48 horas na clinica sob os cuidados médicos, com alimentação e medicação.
Para acessar o serviço o cidadão deve estar incluído no Cadastro único, o que pode ser feito nos quatro CRAS – Centro de referência em assistência social ou na central que fica junto ao antigo quartel. Rafael Colussi que coordena o programa destaca que as pessoas tem procurado o serviço e ao completar um ano de funcionamento serão comemoradas 1.000 castrações de animais.
Um integrante de uma das ONGs de defesa aos animais elogia a iniciativa, mas cobra que a meta estipulada no lançamento do programa de 5.000 castrações deve ser cumprida. Ainda colabora que neste primeiro ano deveria ser feito uma força tarefa nas castrações e no segundo ano a manutenção. Ao mês a Prefeitura destina em torno de R$ 25 mil para este programa que funciona com uma unidade móvel equipada para o transporte dos animais.
Correção: O título dessa matéria foi alterado no dia 31/07 para correção do nome do programa.