Milhares de livros reduzidos a cinzas e páginas parcialmente queimadas espalhadas pelo chão foi o que sobrou da Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado, no Bairro São José. Um incêndio na madrugada de ontem destruiu ainda salas de recursos, de informática e de aula. Com isso, as aulas estão suspensas durante toda essa semana. Uma perícia feita por engenheiros da Prefeitura deverá apontar se a escola poderá retomar, mesmo que parcialmente, as atividades na próxima semana. Conforme a Secretaria de Educação do município já havia um projeto para ampliação da escola. O telhado havia sido completamente reformado neste ano.
A diretora da escola Gizela Oliveira foi informada do incêndio por volta das 2h30 da madrugada de terça-feira. Quando chegou à escola, vizinhos e a empresa responsável pelo monitoramento do alarme já haviam acionado os bombeiros que tentavam controlar as chamas. Além dos cerca de 4 mil livros, diversos materiais pedagógicos ficaram destruídos como jogos, materiais esportivos, mobiliário, computadores, entre outros itens.
A escola que em 22 anos formou muitas das pessoas que vivem nas proximidades. “Meus filhos estudaram aqui e agora meus netos são alunos”, conta uma senhora que preferiu não se identificar enquanto olhava os estragos causados pelo fogo. A escola atende mais de 200 crianças do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Alhuns alunos também foram ver os estragos causados pelas chamas. “Estragou a sala dos computadores”, disse uma delas às amigas que olhavam com tristeza para o que sobrou da Biblioteca.