O Ambulatório de Especialidades do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foi o cenário da primeira aula prática dos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A atividade que iniciou no dia 07 de agosto irá acontecer todas as sextas-feiras à tarde.
Segundo o coordenador do Curso de Medicina da UFFS e vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio Stobbe, as aulas práticas são uma tendência das escolas de medicina e têm o objetivo de aproximar os alunos dos usuários dos serviços de saúde, principalmente, nos ambulatórios. “Com 50% de aula teórica e 50% de prática nós melhoramos o contato dos alunos com as pessoas, oportunizando a eles maior proximidade com a realidade dos pacientes no dia a dia do hospital”.
A professora de Clínica Médica da UFFS, Claudete Zanatta, que acompanhou a primeira atividade prática dos alunos, ressaltou que vivenciar o conteúdo aprendido é fundamental na formação dos acadêmicos. “O contato real com o atendimento aos pacientes é importante para a discussão de casos e definição da melhor conduta para cada situação que se apresenta”, reiterou.
Neste sentido, o acadêmico Lucas Rosso, que está no 3º ano do Curso de Medicina da UFFS, disse que as aulas práticas possibilitam ao aluno atender e orientar o paciente com maior autonomia, sempre monitorada pelos professores. Para ele, este é o momento de aglutinar o conhecimento teórico para dispor ao paciente o melhor atendimento, além de aproveitar a estrutura de excelência do HSVP.