Ação inédita garante guincho para deficiente

Plínio sofreu um acidente em novembro de 2013 e ficou tetraplégico e está sendo cuidado pela sua mãe Zilda Flores de 77 anos.

Por
· 1 min de leitura
Equipamento garante qualidade de vida para paciente e famíliaEquipamento garante qualidade de vida para paciente e família
Equipamento garante qualidade de vida para paciente e família
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Defensoria Pública em Passo Fundo obteve uma vitória inédita que certamente servirá de referencia para muitos portadores de deficiência no Estado. A Defensora Fabiana Alves Morsch ganhou ação que garantiu o bloqueio de recursos da conta do Estado para a compra de um guincho para Plínio Flores, 57 anos. Plínio sofreu um acidente em novembro de 2013 e ficou tetraplégico e está sendo cuidado pela sua mãe Zilda Flores de 77 anos.

Segundo a defensora, o pedido foi feito com base no artigo 5° da Constituição que prevê o direito a saúde  e pela manutenção da vida e dignidade humana.  “Direito a saúde não é somente quando tem risco de vida”, diz, ao defender este equipamento para Plínio evitar escaras, debilitação de membros, pneumonia entre outros problemas. Além disto, Fabiana destaca que os cuidadores de pacientes como este também sofrem desgaste físico por terem que auxiliar na locomoção.

A Defensoria Pública pediu no processo antecipação de tutela e mesmo com a decisão favorável o Estado não disponibilizou o dinheiro, por isto o bloqueio de R$ R$ 4.100,00. A Defensoria atende mensalmente 180 pessoas com necessidades de ações na área de saúde e garantiu para Plínio 26 sessões hiperbáricas  com o custo de R$ 11.154,00.

O aparelho foi fabricado em Chapecó e tem capacidade para erguer 150 quilos e para a família a conquista foi a garantia de uma vida de melhor qualidade para Plínio. Nazzare Flores Spessato, irmã de Plinio destaca que antes os problemas com feridas, pneumonia e movimentação eram sérios. “Tínhamos dificuldades de movimentar Plínio da cama para a cadeira e isto facilitava a incoerência de feridas e doenças respiratórias. Foram quatro meses de espera e tivemos um atendimento qualificado na Defensoria”, disse Nazzare que ainda elogia a ACD – Associação Cristã de deficientes que atende uma vez por semana o irmão providenciando a fisioterapia. Conforme ela, o acidente mudou a rotina de todos da família e o auxílio da Defensoria tem colaborado para as adaptações físicas e financeiras. A Defensoria Pública está atendendo agora na Rua Moron, 1437, ou pelo telefone 3312-709.

Gostou? Compartilhe