As obras de reformulação total do espaço do Parque da Gare, que iniciaram em abril de 2015, estão sendo acompanhadas de perto pela Associação de Moradores e Amigos do Centro (Amac). A entidade realizou um vídeo com imagens aéreas do andamento das obras. O objetivo é ajudar a fiscalizar os trabalhos realizados na Gare. A revitalização do espaço é uma das principais lutas da entidade. Em parceria com o Jornal O Nacional, o vídeo é lançado, com exclusividade, nesta quinta-feira (20).
Com investimento de R$ 8 milhões, através de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Albuquerque e verba própria da Prefeitura de Passo Fundo, a estimativa é que o novo Parque da Gare seja concluído em aproximadamente um ano. O espaço deverá abranger a construção de um prédio para a instalação da Feira do Produtor, um anfiteatro ao ar livre e uma biblioteca conceito.
A ideia de fazer um vídeo das obras tem como principal objetivo ajudar a fiscalizar. “A responsabilidade de fiscalizar é da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Planejamento, que contratou a empresa para executar as obras. Mas, a Amac tem o dever de fiscalizar e mostrar para população e para o poder público que estamos atentos para evitar o que aconteceu com a pista de skate, onde a empresa executou uma obra diferente do projeto. São R$ 8 milhões que serão pagos por nós”, declarou o presidente da Amac, José Rodrigo Santos.
As imagens foram feitas por André Lucca com o auxílio de um drone, um objeto equipado com câmeras que realiza imagens aéreas.
O vídeo mostra imagens de toda a extensão do Parque da Gare. “Analisamos as obras positivamente e vamos continuar fiscalizando. Não queremos estragar a surpresa, já que o Parque foi fechado com tapumes. Mas vamos continuar de olho. O mesmo foi feito com as obras do Beira Rio, em Porto Alegre, onde os torcedores também usaram um drone para fiscalizar as obras”, enfatizou Santos.