Depois de inaugurar, no mês de abril, a parada de ônibus equipada com TV, rádio, internet, jornais e revistas, a comunidade do bairro Hípica decidiu inovar novamente. As outras 20 paradas espalhadas pelo bairro terão relógios, lixeiras e também a relação do itinerário e horário dos ônibus. A instalação dos 10 primeiros equipamentos inicia na próxima semana.
“Sempre quando alguém chega à parada faz duas perguntas básicas: Que horas são e se já passou determinado ônibus. Agora vamos resolver este problema” afirma o comerciante Edgar da Silva, 45 anos, idealizador do projeto. A aquisição e instalação dos equipamentos contou com a participação de empresários e comerciantes do Hípica. O investimento é de aproximadamente R$ 900. No caso das lixeiras, a parceria é com a Prefeitura Municipal. Confeccionados em vidros e com o slogam ‘Cuide da parada ela é sua’, os relógios terão cantoneiras de ferro soldados em uma base. Para evitar a ação dos vândalos, o comerciante aposta no boca a boca e também na participação de vigias que circulam à noite pelas ruas e dos próprios moradores. “Estamos fazendo um trabalho social com as crianças, elas já estão conscientes. Também conversamos com os adultos. Quem presenciar algum vandalismo deve denunciar” avisa.
Além dos relógios e lixeiras, um a segunda etapa do projeto prevê a instalação de bancos de concretos. “Vamos fazer do nosso bairro um dos mais modernos do país” projeta o comerciante.
Parada multimídia
Inaugurada há seis meses, a parada de ônibus na rua Machado de Assis, no bairro Hípica virou atração turística. Instalada em frente ao estabelecimento comercial de Edgar da Silva, aberto 24 horas, além de oferecer comodidade aos usuários, ela vem atraindo a atenção de curiosos. “Pessoas de outras cidades aparecem aqui para conhecer e fotografar” comenta.
Também não é para menos. Enquanto aguarda o ônibus, o passageiro pode escolher entre TV, rádio, internet, ou a leitura de jornais atualizados do dia e revistas. Há ainda, água mineral disponível. “Infelizmente não podemos reproduzir este modelo para as demais paradas, mas é um orgulho para nossa comunidade ter um lugar assim” observa Silva. Desde que foi inaugurada, o local não sofreu nenhuma ação de vandalismo.
Ação social
Neste domingo acontece a segunda edição da Escolinha de Futebol do Bairro Hípica. O projeto é destinado para crianças com idades entre 7 a 14 anos e acontece no campo localizado ao lado do Cais da Hípica. A participação é gratuita.