A agência do INSS de Passo Fundo segue realizando apenas atendimentos de perícias na próxima semana. Conforme informações da gerência executiva, os agendamentos estão sendo realizados pelos servidores por telefone, dando a prioridade para casos mais antigos. Além disso, a orientação é para que pessoas que precisem de outras informações busquem junto ao telefone 135 ou pelo site do INSS. Quem tiver dados desatualizados, especialmente número de telefone, pode procurar a agência para atualização a fim de que os contatos para agendamento possam ser realizados.
Os atendimentos estão sendo realizados por quatro funcionários que não aderiram a greve e as perícias pelos 11 peritos que se revezam, em horários alternados. As perícias de prorrogação de benefício seguem conforme o agendamento já estabelecido. As perícias iniciais é que estão sendo marcadas por telefone. No total, a agência de Passo Fundo conta com 35 servidores. Na fila, as pessoas que esperam pela realização das perícias e outros atendimentos reclamam da falta de organização e da remarcação repetitiva das perícias. Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou que aguarda a realização da primeira perícia desde o mês de junho.
Além das perícias, em dias de trabalho normal, a agência também realiza solicitação de aposentadoria, pensão, salário maternidade, auxílio reclusão, cálculo da guia da previdência social, entre outros serviços. Em Passo Fundo, passam pelo local cerca de 400 pessoas por dia.
Greve
Entre as reivindicações dos servidores em greve estão melhorias nas condições de trabalho e atendimento à população, realização de concurso público, incorporação de gratificações, plano de carreira, recomposição de perdas salariais e reajustes – que não são negociados com o governo desde 2008.
INSS
O INSS divulgou nesta semana um comunicado oficial referente à situação da greve. Entre outros esclarecimentos o Instituto afirma entender que os serviços previdenciários são essenciais e reconhece que a interrupção do atendimento nas unidades acarreta prejuízos a toda população. O comunicado informa ainda que “a Central de Atendimento 135 está à disposição para informar a situação do atendimento nas Agências, adotar providências de reagendamento dos serviços e para orientar os cidadãos. Para quem não for atendido em decorrência da greve, o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros nos benefícios”. O comunicado completo pode ser conferido no site www.previdencia.gov.br.