Educação para o cuidado e cultura de paz

Curso é oferecido pela Faculdade de Educação da UPF e é direcionado, especialmente, a profissionais da área da educação

Por
· 2 min de leitura
Curso de especialização em Educação para o Cuidado e Cultura de Paz nasce do trabalho que o Observatório da Juventude, Educação e SociedadeCurso de especialização em Educação para o Cuidado e Cultura de Paz nasce do trabalho que o Observatório da Juventude, Educação e Sociedade
Curso de especialização em Educação para o Cuidado e Cultura de Paz nasce do trabalho que o Observatório da Juventude, Educação e Sociedade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma proposta inédita para Passo Fundo e região de especialização está sendo oferecida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação (Faed), neste segundo semestre de 2015. A especialização em Educação para o Cuidado e Cultura de Paz nasce do trabalho que o Observatório da Juventude, Educação e Sociedade (Cátedra da UNESCO) realiza e está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro pelo site www.upf.br/pos.

O professor Dr. Sílvio Antônio Bedin, que juntamente com a professora Ma. Elizabeth Nunes Maciel coordena o curso, explica que a especialização foi pensada para ir ao encontro do que muitas instituições e grupos organizados têm buscado afim de se estabelecer e fortalecer uma cultura de paz. “Não falo apenas nas escolas, mas também nas instituições que trabalham a educação. O próprio Juizado da Infância e Juventude está nos chamando, como Observatório, para colaborar na Justiça Restaurativa, assim como temos dialogado  com o Ministério Público, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores, além de outras importantes Instituições da Comunidade”, salienta.

O curso oferecido pela UPF contará, em seu corpo docente, com alguns dos principais pesquisadores e pensadores da cultura de paz do Brasil, como o professor Carlos Brandão (UNICAMP), Roberto Crema (UNIPAZ-Brasilia), Malvina Dorneles e Raphael Arenhald (UFRGS), Adriano Vieira (Instituto Transcidisciplinar Saber Cuidar - Brasilia), além de importantes nomes da UPF que atuam nesta área.

O curso
O curso de especialização em Educação para o Cuidado e Cultura de Paz nasce do trabalho que o Observatório da Juventude, Educação e Sociedade (Cátedra da UNESCO) vem realizando na UPF. A iniciativa propõe-se a fundamentar a educação na perspectiva do cuidado na gestão de processos educativos voltados aos aprendizados do ser e do conviver, ao cultivo de valores que promovam culturas de paz. Busca ainda atender às metas do Plano Nacional de Educação e ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

O objetivo principal é proporcionar a atualização teórica e metodológica nos campos de conhecimentos que dão sustentação conceitual à perspectiva do Cuidado em Educação, bem como a apropriação de metodologias de alternativas a violência voltadas à gestão de processos educativos promotores de culturas de paz.

Público Alvo
O curso é dirigido a educadores da educação básica, profissionais da educação que exercem funções em instituições escolares como supervisores, orientadores, assessores ou dirigentes de órgãos executivos ou normativos, que atuam em organizações não governamentais e/ou movimentos sociais, bem como profissionais e acadêmicos da educação superior.

Informações sobre o curso e forma de ingresso podem ser obtidas no sitewww.upf.br/pos, pelo telefone (54) 3316.8296 ou pelo [email protected].

Gostou? Compartilhe