Os pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul são o tema de estudo de um projeto conjunto entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é investigar pré-requisitos para os municípios se tornarem mais sustentáveis, procurando assim estimular medidas locais e regionais que sejam adequadas às especificidades do RS. O foco são os municípios de Passo Fundo, Santa Maria e Porto Alegre.
Conforme a coordenadora, professora Luciana Londero Brandli, a iniciativa busca promover a discussão sobre o estado atual dessas cidades em relação ao desenvolvimento sustentável, identificar e disseminar medidas e técnicas sustentáveis aplicáveis aos municípios do RS no seguintes eixos temáticos: resíduos sólidos, transportes, energia, planejamento urbano e sócio-sustentabilidade.
“A integração do projeto com a sociedade é feita buscando a conscientização e o diálogo entre comunidade, atores públicos e privados sobre as medidas sustentáveis aplicáveis a realidade local e/ou regional. Desta forma, o projeto, até o momento, já identificou nos eixos mencionados a atual situação das cidades, e vem convocando a sociedade local para discussões sobre as demandas ambientais, sociais e econômicas que permeiam a sustentabilidade”, explica. Para isso, vários encontros de mobilização e capacitação estão sendo realizados. Ela acrescenta que, neste sentido, a UPF reafirma o seu papel no desenvolvimento de competências para a sustentabilidade.