Mais de 17 mil eleitores votaram nas prioridades do Corede Produção

O resultado foi homologado na última quinta-feira, dia 27 de agosto, pela Comissão Estadual da Consulta Popular

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) divulgou o resultado da votação da Consulta Popular 2015/2016 realizada no dia 19 de agosto nas 28 regiões dos Coredes do Rio Grande do Sul. O resultado foi homologado na última quinta-feira, dia 27 de agosto, pela Comissão Estadual da Consulta Popular. A Seplan informou que participaram do processo de votação 566.814 eleitores, os quais tiveram a oportunidade de escolher como prioritárias quatro entre dez diferentes demandas, nas áreas de: educação, saúde, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, agricultura e pecuária e desenvolvimento rural e cooperativismo. Na região da Produção, à qual pertence o município de Passo Fundo, 17.886 eleitores participaram da Consulta, dos quais 13.317 votaram nas urnas presenciais, instaladas nos municípios de abrangência do Corede Produção, e os demais 4.549 eleitores participaram pela internet.

A presidente do Corede Produção, Munira Awad, destaca o sucesso da Consulta Popular deste ano, registrando que os Coredes tiveram um tempo exíguo de trinta dias para organizar as assembleias municipais e mapear as demandas e os valores de cada área. A presidente registra, ainda, que, embora vários municípios tenham reduzido significativamente o número de votantes em 2015, em outros, houve ampliação dos participantes, tanto dos que recorreram à internet quanto dos que optaram pelas cédulas impressas. “Considerando que, neste ano, diferente do que ocorreu em edições anteriores – quando a votação se estendia por um período de três dias –, a Consulta Popular se deu em data única, o resultado ficou dentro de nossas expectativas”, pontua.

Munira parabeniza os presidentes de Comudes dos vinte municípios que participaram da Consulta Popular 2015/16. “Sem eles, a Consulta Popular, que não é um programa de governo e sim de estado, deixaria de existir, ou minimante sofreria uma descontinuidade até perder sua força e legitimidade”, ressalta.

As demandas eleitas como prioritárias na região da Produção foram:

Educação básica, profissional e técnica

- Equipamentos e mobiliários básicos para as escolas de ensino médio (independente do número de alunos), com o objetivo de qualificar e atualizar equipamentos e mobiliários básicos para as escolas da rede estadual.

Saúde

- Recurso destinado à reforma e/ou à aquisição de equipamentos e mobiliário para estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), de hospitais com mais de 50 leitos.

Outras áreas: SDR/SAP

- Realizar a correção da acidez dos solos do estado por meio da distribuição de calcário e insumos, visando ao aumento da produtividade.

- Apoiar a produção de lácteos por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção leiteira.

Gostou? Compartilhe