Os alunos das escolas municipais integrantes do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) concluíram as atividades do projeto. Com o slogan “Transformando Atitudes para Salvar Vidas”, o ato de encerramento foi realizado na tarde dessa sexta-feira (11), no Teatro Municipal Múcio de Castro, com a apresentação de alguns trabalhos e troca de experiências entre as escolas. A ação é uma parceria da Prefeitura de Passo Fundo e da Polícia Rodoviária Federal. Na segunda edição do projeto, que iniciou no ano passado, mais de 2 mil alunos das escolas municipais Guaracy Barroso Marinho, Padre José de Anchieta, Cohab Secchi e Santo Antônio participaram da iniciativa. Entre os aprendizados desenvolvidos, estão: pesquisas, leituras, apresentações e debates, teatro e trabalhos externos. O aluno Brian, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, afirma que aprendeu muito com o Fetran: “quando vamos atravessar a rua precisamos respeitar as leis e a sinalização para não acontecer acidentes. Assim, quando crescermos, vamos ser motoristas com segurança”.
Segundo o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo, Rodrigo Calegari, o ensino da educação para o trânsito é transversal. “Os alunos têm a temática do trânsito em todas as disciplinas, uma forma de aprender e passar isso adiante, para a família, por exemplo. As crianças acabam sendo os fiscais dos adultos pelo trabalho de conscientização”, declarou. Para o secretário municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, a conscientização dos jovens é a única forma de mudar a realidade do trânsito. O Fetran aborda a educação para o trânsito, utilizando atividades pedagógicas do cotidiano escolar, a fim de incluir de forma transversal a temática do trânsito e trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula. A coordenadora de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, Ivânia C. Aquino, coordenou algumas das atividades do Fetran e ressalta a importância da socialização. “É importante esse momento de troca. Com a segunda edição, potencializamos as ações e resultados. Temos alunos mais conscientes de suas responsabilidades”.
O projeto iniciou há mais de 10 anos, no Mato Grosso do Sul. Atualmente, está em expansão de uma versão iniciada em Minas Gerais, em 2012, a qual trabalha nas escolas, com a participação dos professores, de forma transversal, o trânsito e a educação para o trânsito. Segundo PRF, a iniciativa permite formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e atuar como agentes transformadores para a construção de um trânsito mais seguro. Assim, há um contínuo desenvolvimento da ação no Brasil todo. Desta forma, apoia-se as cidades que já executam a ação para que levem sua a visão sobre as realidades de suas comunidades escolares, antes e depois do projeto estar em desenvolvimento. A ação tem o objetivo de incentivar e dar subsídios para as cidades que estão se inserindo no projeto.