A entrada de ar frio de origem polar na sexta-feira (11) provocou o declínio das temperaturas. A Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet prevê geada para este final de semana. As temperaturas mínimas podem chegar aos 4ºC. A transição e início da primavera também pode ser afetada pelo deslocamento de massas de ar frio o que pode causar a amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima.
A queda na temperatura entre quinta e sexta-feira foi de 16 graus em menos de 24 horas. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a entrada desse ar frio de origem polar pode provocar formação de geada de intensidade fraca e moderada em toda a região neste sábado (12). O dia deve ser de céu claro a parcialmente nublado e há também a possibilidade de formação de nevoeiro em alguns pontos. A temperatura mínima prevista é de 4ºC e a máxima não deve ultrapassar os 16ºC.
No domingo (13) há previsão de formação de geada de fraca intensidade. O dia deverá ser de céu claro a parcialmente nublado e as temperaturas entram em elevação gradativa. A mínima prevista é de 5ºC e a máxima de 18ºC. A nebulosidade aumenta na segunda-feira (14) e o céu deverá ficar parcialmente nublado a nublado com temperaturas entre os 8ºC e 24ºC.
Neste mês já choveu 35 milímetros, o que representa 18% da média histórica para Setembro, que é de 200 milímetros.
Amplitude térmica é comum nesta época
Sampaio salienta que as condições climáticas registradas são normais para o período. “No dia 26 de setembro de 2012 registramos temperaturas de -0,5ºC. No dia 18 de setembro de 2013, a mínima foi de -0,2ºC. Então, o frio já ocorreu em anos anteriores nesta época. Por enquanto, não temos previsão de temperaturas negativas nos próximos dias. Até o dia 18, as temperaturas mínimas devem ficar em torno dos 10ºC”, revela o observador meteorológico.
A primavera começará no dia 23 de setembro. Nesta transição entre inverno e primavera é comum o deslocamento de massas de ar frio o que pode causar a amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima. “Podemos registrar em um mesmo dia temperaturas máximas de 26ºC e mínimas de 10ºC, por exemplo”, explica Sampaio.