Falta de informação prejudica população

Greve dos servidores do INSS já dura mais de 70 dias. A unidade de Passo Fundo não divulga informações sobre fila de espera

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Em Passo Fundo atendimentos são reagendados por telefoneEm Passo Fundo atendimentos são reagendados por telefone
Em Passo Fundo atendimentos são reagendados por telefone
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Não sei. Não temos esse dado. Não temos esse levantamento. Liga para Brasília. Nos mande um email. Essas são as respostas padrão quando se busca a agência do INSS de Passo Fundo para buscar informações sobre os atendimentos que deixaram de ser feitos, quantas pessoas estão na fila esperando atendimento, ou qual o tempo que uma pessoa precisa esperar. Apesar do contato com a Assessoria de Imprensa do INSS em Brasília, nenhum dado solicitado foi encaminhado como resposta.

Após mais de 70 dias da greve dos servidores do INSS em todo o Brasil, pouca coisa parece ter mudado. Em Passo Fundo as informações repassadas praticamente não mudam e a maior parte das dúvidas é respondida com as expressões que abrem esse texto. Nesse período, a única mudança que parece ter ocorrido é de que agora além das perícias já agendadas, também estão sendo realizados atendimentos para quem espera para receber salário maternidade e pensão por morte. A prioridade segue para quem já havia solicitado o atendimento para liberação do benefício há mais tempo. O tempo de espera para esse atendimento e o número de pessoas que estão nessa lista não são divulgados.

Conforme informações da assessoria de comunicação da gerência executiva da agência do INSS em Passo Fundo todos os agendamentos e reagendamentos estão sendo feitos por telefone pelos funcionários do INSS que permanecem trabalhando. A orientação é para que pessoas que precisem de outras informações segue a mesma, buscar junto ao telefone 135 ou pelo site do INSS. Além disso, quem tiver dados desatualizados, especialmente número de telefone, pode procurar a agência para atualização a fim de que os contatos para agendamento possam ser realizados.

Em contato com o telefone 135, do INSS, a informação é de que Passo Fundo não se encontra na lista de quais agências estão em greve.

Pessoas sem informações
A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) número quatro, Zeniara Degerone Tognon explica que o número de pessoas que busca o centro para tentar uma intermediação para atendimento na agência do INSS aumentou desde que os servidores entraram em greve há mais de 70 dias. Ela explica que muitas famílias que dependiam da renda de uma pessoa que teve problema, e não está conseguindo acessar o benefício ao qual teria direito como segurado do INSS, enfrentam dificuldades.

Os principais problemas enfrentados pelas pessoas dizem respeito à falta de informação clara e precisa sobre as situações e os reagendamentos repetitivos. Às vezes as pessoas até conseguem agendamento de atendimento para 15 dias, mas ao chegar à agência não ocorre o atendimento que é remarcado. Zeniara explica que além dos benefícios, pessoas que precisam de informações diversas não estão conseguindo o atendimento.

Reagendamentos
Em nota o INSS afirma que os segurados que não forem atendidos terão data de atendimento remarcada. Para evitar prejuízo financeiro, será considerada para a concessão do benefício a data inicialmente agendada. Os segurados que agendaram perícia médica em uma Agência da Previdência Social (APS) devem ligar para a Central Telefônica 135 e consultar previamente a situação do atendimento na unidade. Quem não for atendido em razão da paralisação dos servidores peritos médicos terá sua data de atendimento remarcada. O segurado poderá confirmar a nova data também por meio da Central 135.

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