Centro Pop faz café de chaleira

O objetivo segundo Helenita de Fátima Gobbato, coordenadora do centro POP é de aproximar e criar vínculos com as pessoas em situação de rua e com isto poder encaminhar para tratamento e vagas de emprego.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Referência Para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP, Julio Rosa realizou na quarta-feira um café de chaleira, reunindo usuários e pessoas ligadas à rede de proteção para o público atendido. O objetivo segundo Helenita de Fátima Gobbato, coordenadora do centro POP é de aproximar e criar vínculos com as pessoas em situação de rua e com isto poder encaminhar para tratamento e vagas de emprego. A equipe de abordagem foi até as praças e canteiros levar o convite e divulgar o Centro POP e seus serviços. Marcos Guru, Coordenador da abordagem destaca a importância desta ação para que as pessoas em situação de rua possam conhecer os serviços e se desejarem construírem outra realidade. “Muitos tem família e profissão, mas por problemas de depressão, álcool e drogas acabaram na rua”, informa o coordenador.

O Centro POP, inaugurado em dezembro de 2014, pelo prefeito Luciano Azevedo, é um dos cinco que funcionam em todo o Estado. Sua manutenção é feita parte com recursos do governo federal e parte com verba própria do município. Em agosto de 2015 o centro encaminhou 12 pessoas para clinicas de tratamento de dependência química, seis pessoas em situação de rua para o PAC – programa apoiar e comprometer que recebe 80% do salário mínimo e sacola de alimentos foram servidas 215 refeições, equipe técnica atendeu a 45 pessoas e fez 307  encaminhamentos e prestação de informações. Helenita destaca que apenas em agosto deste ano o Centro POP fez 738 atendimentos e isto reflete na abordagem na praça, recebimento de usuários no espaço do centro, encaminhamentos para documentos, empregos, clinicas e informações. “É um serviço amplo e cada passo é um passo”, diz à coordenadora que reforça o papel da equipe técnica para a emancipação de muitas pessoas”. A coordenadora da proteção especial, da Semcas, Elenir Chapuis informa que o município esta em fase de licitação de oficinas para os usuários do Centro e que isto poderá ocorrer ainda este ano. Além de todo este trabalho o Cadastro único tem atuado diretamente com os usuários para que recebem o NIS – número de inscrição social e desta forma poder acessar vários serviços da saúde e assistência social.

A Defensora Pública, Anelise Sturm que participou do café destacou como importante a ação da equipe do centro POP e disse que movimentos desta natureza estreitam os vínculos e valorizam as pessoas em situação de rua. “O cidadão deve  entender que os espaços públicos são para eles e o Centro POP interage de uma forma profissional e comprometida”, destacou a Defensora. O Centro POP fica na Rua Moron, 2649 próxima a Igreja Assembléia de Deus e atende pelo fone 3314-5278.


Gostou? Compartilhe