O setor de Cadastro Único em conjunto com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), realizarão, a partir da próxima semana, uma mutirão para atualizar os cadastros das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. O trabalho deverá atingir cerca de seis mil famílias cadastradas entre 2002 e 2011 e que estão com os dados desatualizados.
O mutirão é necessário para saber se as famílias continuam dentro das regras para recebimento dos benefícios. “Todo ano o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) nos envia uma lista de averiguação/auditoria com os cadastros desatualizados há mais de 24 meses. Às vezes, as pessoas esquecem de informar ou omitem informações e o benefício fica bloqueado. Se não é atualizado, acaba sendo cancelado. De 2002 a 2011, temos pessoas que fizeram o cadastro e nunca mais apareceram para atualizar os dados”, informou a assistente social e chefe de Núcleo do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Daiana Ribeiro.
O município recebe verbas do MDS em virtude do cumprimento de condicionalidades nas áreas de saúde, educação, assistência social, que engloba atualização de cadastro, gestão financeira e inclusão de grupos específicos, como idosos, gestantes e adolescentes. Conforme a chefe de Núcleo do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, atualmente a atualização do cadastro no município está em 0,42% e a estimativa é chegar a 1% até o final do ano. “Quanto mais conseguirmos atualizar, melhor para o município, porque recebe mais verbas para investir na saúde, educação e assistência social”, explicou Daiana.
A equipe que está organizando o mutirão no município já realizou o mapeamento das famílias e dividiu por bairro, rua e região dos CRAS. O trabalho para chegar até as famílias será feito através de visitas, ligações ou cartas. As famílias que realizaram o cadastro entre 2002 e 2011 podem facilitar o trabalho e procurar a Semcas ou os CRAS para atualizar os dados. É necessário apresentar documentos do responsável familiar e das demais pessoas da família. Informações sobre a relação completa de documentos e sobre essa atualização podem ser obtidas através do telefone (54) 3312-3070, no setor de Cadastro único e Programa Bolsa Família.
Mutirão para recadastrar beneficiários
· 1 min de leitura