Merenda escolar: Educação enfrenta dificuldade na entrega de itens

Segundo secretário municipal problema se deu com os itens fornecidos pela agricultura familiar, mas já foi resolvido

Por
· 1 min de leitura
Cerca de 50% dos itens consumidos pela merenda escolar em Passo Fundo provem da agricultura familiarCerca de 50% dos itens consumidos pela merenda escolar em Passo Fundo provem da agricultura familiar
Cerca de 50% dos itens consumidos pela merenda escolar em Passo Fundo provem da agricultura familiar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria de Educação de Passo Fundo enfrentou dificuldades com a entrega de itens da merenda escolar fornecidos pela agricultura familiar. Frutas, verduras e legumes tiveram atraso na entrega devido a um problema enfrentado pela principal fornecedora dos itens, a Agropasso. De acordo com o secretário Edemilson Brandão, a situação já foi resolvida com a alteração do contrato com outra cooperativa que também fornece ao município.

Brandão explica que a secretaria foi informada pela Agropasso da dificuldade que a cooperativa teria para distribuir os itens da merenda escolar, que são entregues ponto a ponto no município. A causa do problema foi a morte de um dos cooperados e a indisponibilidade dos veículos utilizados na logística. A Prefeitura fez então a compra emergencial dos itens e entrou em contato com a Procuradoria Geral do Município para alterar o contrato com a cooperativa Cecaf de Erechim para que esta possa fornecer os itens necessários para a alimentação escolar.

A partir da próxima segunda-feira a Cecaf deverá fazer a entrega dos itens necessários para a merenda escolar em 66 escolas municipais. O secretário explica que, apesar do problema na entrega, por ser um período especial a falta de alguns itens não chegaram a fazer falta na alimentação das crianças. Isso porque em períodos específicos, como a Semana Farroupilha, as escolas têm liberdade para modificar o cardápio padrão que é aquele elaborado por nutricionistas e definido pela Secretaria de Educação.

Entrega
As cooperativas que distribuem os itens da agricultura familiar fazem a entrega direta em cerca de 100 pontos no município que incluem as 66 escolas da rede municipal, entidades conveniadas, Centros de Referência em Assistência Social e casas de acolhimento. Atualmente, os itens adquiridos pela Prefeitura da agricultura familiar correspondem a aproximadamente 50% do que é consumido pela merenda escolar. Brandão destaca que o objetivo da administração municipal é poder ampliar esse percentual.

Agropasso
A Agropasso foi procurada, mas até o fechamento desta edição a redação ON não havia conseguido contato com o representante da cooperativa.


Gostou? Compartilhe