A Ortopedia e Traumatologia é talvez a especialidade da medicina que maior desenvolvimento tecnológico teve nos últimos anos. Atento a esse cenário e com o objetivo de oferecer tratamentos avançados, seguros e qualificados, o Hospital Ortopédico de Passo Fundo (RS) amplia sua estrutura de atendimento com o único Centro Cirúrgico exclusivo para procedimentos de ortopedia e traumatologia do Sul do Brasil. O investimento de mais de R$ 4 milhões na estrutura vai fechar o ciclo de todo o atendimento das doenças relacionadas aos traumas, lesões e deformidades dos ossos, articulações, tendões, ligamentos e músculos dentro do Hospital Ortopédico. Segundo o presidente do HO, Dr. Alexandre Michelin, o Centro Cirúrgico qualifica ainda mais o atendimento prestado nos últimos 45 anos a centenas de pacientes que diariamente procuram a entidade em busca da prevenção e tratamento. “A partir do momento em que passarmos a operar os nossos pacientes dentro da nossa estrutura, podemos oferecer maior eficiência e agilidade nos procedimentos cirúrgicos, pois faremos todo o ciclo de atendimento, desde a primeira consulta, o diagnóstico, o tratamento e a recuperação, tudo no mesmo local, sem necessidade de deslocamentos para outras instituições”, relata.
Outro importante benefício é a segurança dos procedimentos cirúrgicos. “Por se tratar de uma estrutura exclusiva para cirurgias ortopédicas e traumatológicas, a taxa de infecção é reduzida significativamente (praticamente 90%), pois realizaremos somente procedimentos limpos, sem envolvimento de processos com alto potencial de contaminação”, reforça. Além disso, a estrutura foi projetada como hospital-dia, onde o paciente passa pelo procedimento cirúrgico e permanece internado por no máximo um dia. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 80 cirurgias ortopédicas por mês na unidade, com capacidade para chegar até 420 procedimentos. Dr. Michelin explica que a ampliação da estrutura decorreu da alta demanda de pacientes que procuram o HO por ser referência no atendimento no Sul do país.
Centro Cirúrgico
Com uma área total de 1,5 mil metros quadrados, a nova estrutura do Centro Cirúrgico conta com três salas equipadas com fluxo laminar para atender procedimentos de baixa e média complexidade, posto de enfermagem avançado, sala de espera para acompanhantes, vestiários para equipe médica, Central de Materiais e Esterilização, 11 leitos para recuperação no período pós-operatório e ainda 22 leitos para internação.
Especialidades
A equipe é composta por 25 médicos especialistas em todas as áreas da ortopedia, como Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Oncologia do sistema músculo-esquelético, Cirurgia da Mão e Microcirurgia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva, Cirurgia do Pé e Fixadores Externos, Cirurgia da Coluna e do Quadril, além das especialidades de Ortopedia Pediátrica, Fisiatria e Reumatologia. "Hoje, 100% das patologias ortopédicas são tratadas no HO e o atendimento é realizado exclusivamente por profissionais especialistas garantindo qualidade nas condutas. Além disso, nós temos uma capacidade de resolução de problemas única no sul do Brasil, devido à presença do Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos em Passo Fundo, fundado pelo Dr. Milton V. Roos, Cirurgião de Quadril do HO", garante.
Trajetória de excelência
O pioneirismo e a elevada qualificação de serviços e da equipe médica marcam a trajetória do HO nestes 45 anos completados neste mês de setembro. Fundado em 1970 com o nome de Pronto Socorro de Fraturas, pelos médicos ortopedistas Dr. Gaston Endres e Dr. Carlos Leal, ao longo dos anos o Pronto Socorro de Fraturas tornou-se um hospital de pequeno porte, dispondo de uma estrutura avançada para todos os tipos de atendimentos. Segundo Dr. Endres, o HO nasceu com o propósito de tornar-se referência no interior do Estado em Ortopedia e Traumatologia. “No início, os médicos atendiam todas as especialidades. Com o passar do tempo, o corpo clínico foi aumentando e se especializando nas áreas da ortopedia. Toda esta evolução nos orgulha muito, especialmente porque, além de sermos reconhecidos pelos nossos pacientes pela alta qualidade técnica, fomos precursores na criação do programa de residência médica em ortopedia no interior do estado e ainda realizamos técnicas inéditas no país de ortopedia e traumatologia no Brasil, como as cirurgias de transplante de menisco e transplantes ósseos”, relatou ortopedista especialista em Cirurgia Pé e Tornozelo, Dr. Gaston Endres.
Atualmente com uma área física de mais de 9 mil metros quadrados, a estrutura clínico-hospitalar tem cerca de 60 funcionários, 25 médicos e 22 residentes. Realiza cerca de 50 mil atendimentos ao ano, 30 mil exames e 17 mil sessões de fisioterapia. O Hospital é equipado ainda com 23 consultórios, equipamentos de RX, ultrassonografia músculo-esquelética, ressonância magnética, terapia por ondas de choque, termografia, eletroneuromiografia, sala de gesso e ambulatório para pequenos procedimentos, além de um moderno centro de reabilitação fisioterápica e auditório com capacidade para 100 pessoas.