As escolas municipais de Passo Fundo serão atendidas pelo programa “Socorrito”. O programa, anunciado ontem pelo prefeito Luciano Azevedo, realizará atendimento médico gratuito aos episódios de acidentes e maus súbitos dentro das escolas. O programa Socorrito terá o atendimento prestado por uma equipe especializada em atendimentos médico pré-hospitalar de urgência, emergência e remoção através de ambulância, para os mais de 15 mil alunos das 66 escolas do município.
“É um programa de atendimento médico gratuito aos alunos que forem vítimas de pequenos acidentes dentro da escola no período letivo. Os alunos, professores e servidores, serão atendidos pela equipe médica e se necessário, removidos para atendimento mais amplo e detalhado em hospital. Será um serviço ágil e seguro para nossas crianças e servidores da Educação em aula”, disse o prefeito. Luciano destacou ainda, a imprescindível necessidade de implantação deste serviço, voltado para alunos que, em sua grande maioria, são menores de idade, muitos em idade infantil (zero a seis anos), mais vulneráveis a incidentes.
Conforme o projeto inédito apresentado pela Prefeitura, o serviço deverá contar com uma ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devidamente equipada e com a presença de médico registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), enfermeiro e condutor. O serviço será para atendimento aos alunos da rede municipal – Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores e funcionários efetivos, que se encontrarem dentro das dependências das escolas durante o período de aula.