Estação se despede com trégua na chuva e elevação na temperatura

Apenas entre a noite de quinta-feira e a madrugada de domingo acumulado de chuva chegou a 106 mm

Por
· 1 min de leitura
Primavera deve começar sem chuva, mas indicativo é de que precipitação volte entre quinta e sexta-feiraPrimavera deve começar sem chuva, mas indicativo é de que precipitação volte entre quinta e sexta-feira
Primavera deve começar sem chuva, mas indicativo é de que precipitação volte entre quinta e sexta-feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

No último dia do inverno a chuva deve dar uma trégua na região e as temperaturas tendem a se elevar podendo a chegar aos 30ºC nesta quarta-feira. Desde a última quinta-feira até a noite de domingo havia chovido 106mm. Conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet a partir de hoje, até pelo menos a quinta-feira, o tempo deve se firmar. Há ainda o indicativo de retorno da chuva para o final de semana.

Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio apenas o acumulado da madrugada de quinta-feira até a noite de domingo de 106mm representa mais de 50% da média esperada para todo o mês de setembro. Durante o mês o acumulado é de 140mm que representam 70% do total esperado que é de 200 mm. Mesmo com o volume significativo de chuva e a ocorrência de fortes descargas elétricas não houve registro de rajadas de vento de forte intensidade.

Sampaio destaca que a partir de hoje o dia já fica parcialmente nublado a nublado com mínima de 16ºC e máxima de 29ºC. Na quarta-feira o dia também fica parcialmente nublado a nublado. A temperatura mínima já sobe para 18ºC e a máxima pode chegar aos 30ºC. A quinta-feira já pode ter céu nublado a encoberto com possibilidade de retorno da chuva. A mínima fica em 20ºC e a máxima em 28ºC. Na sexta-feira o tempo fica instável com pancadas de chuva e trovoadas. “Há risco de temporal na região norte do Estado”, alerta Sampaio. As temperaturas caem um pouco e a mínima deve ficar em 16ºC e a máxima em 21ºC. De acordo com o observador meteorológico há ainda o indicativo de que o final de semana possa ter chuva também. Se isso se confirmar, é possível que a média esperada para o mês seja alcançada.

Vem a primavera
A nova estação se inicia na madrugada de quarta-feira (23), às 5h20. Conforme já divulgado, o prognóstico climático divulgado pelo 8ºDisme/Inmet e CPPMet/UFPEL para os meses de setembro, outubro e novembro prevê a continuidade da ocorrência do fenômeno El Niño. Em função disso, o volume de chuvas deve se intensificar nos próximos meses no Estado. Além disso, as temperaturas não devem ficar tão elevadas ou pelo menos não devem ocorrer muitos dias consecutivos de calor.
Sampaio explica que na região, devido ao clima ser tropical e úmido é comum a entrada de frentes frias que se chocam com o ar quente e que ocasionam quantidades consideráveis de descargas elétricas. Ele explica que o Brasil é o primeiro lugar no mundo em ocorrência de raios. O estado que concentra o maior número de ocorrências é o Mato Grosso do Sul.

 

Gostou? Compartilhe