A disputa para o município receber investimentos de um cluster de empresas alemãs foi reiterada pela Prefeitura de Passo Fundo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, e o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, visitaram na última semana a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para conversar com o secretário Fábio Branco sobre as intenções de trazer o cluster a Passo Fundo.
O interesse das empresas em investir no Estado tem foco na área médica, cenário em que a cidade se destaca. “O potencial de serviços ligados à área da saúde de nosso município, inclusive de alta complexidade, foi fator essencial na inclusão de Passo Fundo no cluster. Além disso, acreditamos que esta ação possibilitará muitos desdobramentos positivos no que concerne ao desenvolvimento, pois muitas empresas locais poderão apresentar projetos conjuntos que alavancarão ainda mais o faturamento e geração de empregos na cidade”, ressaltou o secretário Carlos Eduardo.
O cluster é a reunião de empresas do mesmo setor, no caso, da área da saúde, que cooperam entre si e se instalam em uma mesma área, a fim de priorizar uma gestão eficiente no que diz respeito à disseminação do conhecimento, mercado de trabalho especializado, atração de fornecedores, redução de custos do processo produtivo, entre outros benefícios.
Para o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, Passo Fundo conta com três cursos de Medicina, excelentes hospitais e cada vez se destaca mais na área da saúde, com investimentos e uma localização estratégica para receber um cluster como este.