Conscientizar sobre os acidentes de trânsito também foi um dos objetivos do Dia Mundial sem Carro, realizado em Passo Fundo na terça-feira (22). A data, que visa alertar sobre com a necessidade de meios alternativos de locomoção, foi criada na França e chegou ao Brasil em 2001. A data recebeu apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. O prefeito Luciano Azevedo aderiu à campanha e usou a bicicleta para ir ao trabalho. Representando a Câmara, Marcio Patussi (PDT), Wilson Lill (PSB), Alex Necker (PCdoB), Claudio Rufa Soldá (PMDB), Renato Tiecher (SD), Sidnei Ávila (PDT), Aristeu Dalla Lana (PTB), Alberi Grando (PDT), Rui Lorenzato (PT) e Gleison Consalter (PT), além de servidores e assessores parlamentares, realizaram suas atividades com meios de transporte alternativos.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Ruberson Stieven, o objetivo do dia não é apenas diminuir a presença de veículos nas vias cidade. “A intenção é conscientizar a população que existem outras alternativas de transporte, como a bicicleta ou mesmo as caronas”, explica. “Com menos veículos nas ruas, vamos melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana, além de diminuir a poluição sonora e os gases tóxicos”.
De acordo com Ruberson, não foi possível medir se a população aderiu à campanha.“Eu acredito que houve sim [a redução de veículos nas ruas]. Ficamos sabendo que várias pessoas deixaram o carro em casa e usaram bicicleta para ir ao trabalho”. Ruberson incentiva para o uso da bicicleta. “Na Europa e em outros países, a bicicleta é um meio de transporte para a população”, compara. Passo Fundo passará a ter 8,5 quilômetros de ciclovia após a finalização das obras do trecho entre os bairros Boqueirão e Santa Marta.
Entretanto, segundo o secretário adjunto, a mobilização por um trânsito mais seguro não deve ficar restrita a datas específicas. “A mudança tem que começar por nós. Para melhorar o trânsito, o condutor e o pedestre têm que ajudar. Precisamos pensar o coletivamente”, afirma.
Semana de debates sobre o trânsito
Na tarde de terça-feira (22), a Secretaria de Segurança Pública recebeu a visita de alunos do Bairro Zachia, que conheceram a nova sede da secretaria e sobre mais sobre a profissão dos Agentes Fiscais de Trânsito. A ação também faz parte da Semana do Trânsito, que iniciou na última sexta-feira (18) e segue até dia 25. Nesta quarta-feira (23) durante o Grande Expediente da Casa, será feita uma abordagem sobre o trânsito da cidade e também ocorrerá uma homenagem aos agentes municipais de trânsito.
Frota
Atualmente, Passo Fundo tem uma frota de 120 mil veículos, segundo o IBGE. O índice representa que o número dobrou em uma década E mais: se continuar nesse ritmo, em 13 anos o município terá um veículo para cada um de seus 200 mil habitantes. Os dados apresentam uma estimativa em Passo Fundo: não é levado em conta os veículos que vêm de fora, de quem mora nas cidades da região, e que, por algum motivo, desloca-se até a cidade. Em Passo Fundo, o Dia Municipal Sem Carro, foi instituído em agosto de 2007. O aumento da frota reflete no número de vítimas fatais no trânsito. Segundo o Mapa da Violência, divulgado em 2014, Passo Fundo está na 72ª colocação no ranking de número de vítimas fatais, segundo a pesquisa que analisou os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.