Chuva deixou mais de 130 casas destelhadas

Depois da chuva e do vento forte, moradores aproveitaram o sol de sexta-feira para limpar a sujeira deixada pelo mau tempo

Por
· 2 min de leitura
Na casa da Dona Lurdes, localizada no bairro São Luiz Gonzaga, a sexta-feira foi dia de limpeza e de colocar para secar o que molhou com a chuvaNa casa da Dona Lurdes, localizada no bairro São Luiz Gonzaga, a sexta-feira foi dia de limpeza e de colocar para secar o que molhou com a chuva
Na casa da Dona Lurdes, localizada no bairro São Luiz Gonzaga, a sexta-feira foi dia de limpeza e de colocar para secar o que molhou com a chuva
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se o ditado popular diz que “depois da tempestade, vem a bonança”, o final de semana será de reconstrução e limpeza para quem foi atingido pelo temporal de quinta-feira (24). A casa da Dona Lurdes Proença é um exemplo. Na quinta-feira ela e os netos presenciaram a casa ser destelhada pelo vento forte e parte dos móveis e roupas ficarem ensopados com a chuva. Na sexta-feira, porém, foi dia de colocar o que molhou para secar e limpar a sujeira deixada pelo mau tempo.
Esse também será, em maior proporção, o trabalho da Defesa Civil. Com mais de 130 casas destelhadas e 10 mil metros quadrados de lona distribuídos, em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Prefeitura, continuarão, no decorrer da semana, na retirada de árvores e auxílio aos moradores que tiveram suas casas destelhadas. De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil Municipal, Nharam Vieira, a Secretaria de Serviços Gerais irá focar o trabalho no recolhimento dos resíduos do temporal. “Nesta sexta-feira já iniciamos a limpeza de bueiros e sarjetas, onde muita sujeira acumulou e a água não teve vasão, deixando pontos alagados”, comenta. Mais de 40 árvores já foram removidas de vias públicas, assim como galhos que foram arrancados com a força do vento, mas nesta segunda-feira (28), a secretaria continua trabalhando.

A Vila Nova e os bairros São Luiz Gonzaga e Vera Cruz foram alguns dos mais atingidos. Nesses locais, uma equipe da Secretaria de Serviços Gerais levou pessoalmente as lonas, já que muitos morados não tinham como se deslocar até o Corpo de Bombeiros para fazer a retirada. Conforme a estação meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, os ventos chegaram a 60km/h e foram menos de sete milímetros de precipitação, mas que juntos, causaram os transtornos. Quem ainda precisa solicitar a remoção de árvores ou galhos, deve entrar em contato com a Secretaria através do telefone: (54) 3316.7200. “Os moradores devem ficar atentos pois o trabalho de manutenção e limpeza vai se alongar na cidade pelos próximos dias”, conclui Vieira.

Na Região
Além de Passo Fundo, outros municípios também sofreram com o temporal de quinta-feira. Em Tio Hugo, cerca de cinquenta residências registraram destelhamento parcial. Em algumas casas, mais de 50% do telhado foi arrancado pela força do vento. Além disso, estradas vicinais foram interrompidas por queda de árvores que também atingiram a rede elétrica, ocasionando falta de energia em diversos pontos do município.
Em Carazinho, aproximadamente 100 residências foram atingidas pelos ventos e chuva, além de diversas lojas, empresas, escolas e outros locais. No município de Ibirapuitã, 70 casas foram afetadas pelos ventos e chuva, diversas árvores ficaram caídas em via pública e sobre residências e veículos. O mesmo aconteceu em Marau, onde foram 35 residências destelhadas.

No Estado
Os eventos climáticos registrados nos últimos dias em todo o Rio Grande do Sul já afetaram 82 cidades do Estado. Todas tiveram algum tipo de prejuízo em decorrência das chuvas, dos temporais e da queda de granizo que ocorrem desde quarta-feira (16). Ao todo, 13.849 famílias, o que representa 58.594 pessoas, foram atingidas, das quais 191 famílias (799 pessoas), de 15 municípios, ficaram desalojadas e foram levadas para abrigos ou casas de familiares. Materiais como lonas, telhas, alimentos, cobertores, entre outros, continuam sendo entregues pela Defesa Civil. Além disso, o órgão segue monitorando e realizando o levantamento dos danos de cada região.

Previsão para os próximos dias
A previsão para o final de semana é de temperatura amena, entre 15ºC e 24ºC. Há, também, chances de que a chuva forte retorne, inclusive com previsão de queda de granizo. “É somente a partir de segunda-feira que há previsão de sol e temperatura em elevação”, afirma o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio. A frente fria continua atuante na metade Norte incluindo parte da região metropolitana. O dia começa com sol no Sul do Estado e a temperatura máxima chega aos 27ºC, especialmente na Campanha.

Gostou? Compartilhe