Demora na entrega e reclamações que não acabam, tudo isso porque o sistema logístico, muitas vezes, é ineficiente. Para tratar desta temática e evidenciar as necessidades dos empresários de lojas virtuais, o 2º Encontro do Clube de E-commerce Lívera oportuniza um espaço de diálogo com representantes dos Correios, responsáveis por 80% das entregas realizadas no país.
O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, às 13h30min, no Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE) da IMED. Por ser um tema mais abrangente, o 2º Encontro do Clube de E-commerce Lívera será aberto a comunidade que tenha interesse em compartilhar suas experiências. A atividade é gratuita e interessados podem confirmar sua presença pelo e-mail [email protected].
Conforme o sócio-diretor da Lívera, Jan Spenassato, o maior problema que do e-commerce é a logística, isso porque o Brasil é um país de dimensões continentais e há dificuldade de chegar aos extremos com agilidade. “Hoje, acessando sites como o Reclame Aqui, vemos que 90% dos problemas relatados são referentes à logística”, comenta, enfatizando que para muitas lojas virtuais, a geolocalização não favorece a competitividade e este é um dos paradigmas que dificultam um crescimento ainda maior do e-commerce.
Seguindo uma tendência dentro do e-commerce, as grandes empresas como Submarino, Americanas e Shoptime tem adotado uma estratégia: implementar centros de distribuição em todas as regiões do país. De acordo com o sócio-diretor da Lívera, Rafael Bilibio, para quem é do sul, muitas vezes o custo com logística fica maior, justamente pela distância. “A descentralização tende a expandir para todas as regiões do país e, com isso, melhorar a entrega dos produtos aos consumidores”, destaca.