Ar frio e seco deixa o tempo estável

Durante o final de semana o acumulado de chuva chegou a 48mm

Por
· 1 min de leitura
Final de semana úmido teve registro de 48mm de chuva em Passo FundoFinal de semana úmido teve registro de 48mm de chuva em Passo Fundo
Final de semana úmido teve registro de 48mm de chuva em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada de um ar frio e seco na segunda-feira afastou a área de instabilidade que causou a chuva no final de semana. De sábado até a manhã de segunda-feira o acumulado de chuva registrado pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet foi de 48mm. Apesar da trégua, os indicativos são de retorno da chuva a partir de quinta-feira e ela pode se estender até o final de semana.

O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que, apesar da chuva, não foram registradas rajadas fortes de vento. Além disso, o acumulado de chuva foi maior no sábado. Até o momento, já choveu no mês de setembro 198mm. A média esperada para o período é de 200mm. “No mês de setembro o El Niño atuou na região com chuvas dentro da média. Mas algumas cidades do Estado sofreram com volumes de chuva bem além do esperado. Os prognósticos continuam indicando que teremos a primavera com atuação do El Niño mantendo as chuvas nos próximos meses acima da média”, explica Sampaio.

A semana
Sampaio destaca que a semana terá mais estabilidade devido à entrada de um ar frio e seco que afastou a instabilidade, ainda na segunda-feira, já deixando o céu parcialmente nublado. A terça-feira terá céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 12ºC e máxima de 25ºC, com temperatura em elevação gradativa.
Na quarta-feira o céu já volta a ficar nublado a encoberto. A mínima fica em 14ºC e a máxima já sobe para os 28ºC. “A quinta-feira já fica instável novamente, com possibilidade de chuva no decorrer do período”, pontua Sampaio. As temperaturas oscilam entre 16ºC e 30ºC. A sexta-feira também fica instável com pancadas de chuva e trovoada. A mínima permanece em 16ºC e a máxima já cai para 26ºC. Para o sábado, o indicativo é de continuidade da instabilidade e das pancadas de chuva.

 

Gostou? Compartilhe