A chegada de um ar frio e seco na segunda-feira afastou a área de instabilidade que causou a chuva no final de semana. De sábado até a manhã de segunda-feira o acumulado de chuva registrado pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet foi de 48mm. Apesar da trégua, os indicativos são de retorno da chuva a partir de quinta-feira e ela pode se estender até o final de semana.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que, apesar da chuva, não foram registradas rajadas fortes de vento. Além disso, o acumulado de chuva foi maior no sábado. Até o momento, já choveu no mês de setembro 198mm. A média esperada para o período é de 200mm. “No mês de setembro o El Niño atuou na região com chuvas dentro da média. Mas algumas cidades do Estado sofreram com volumes de chuva bem além do esperado. Os prognósticos continuam indicando que teremos a primavera com atuação do El Niño mantendo as chuvas nos próximos meses acima da média”, explica Sampaio.
A semana
Sampaio destaca que a semana terá mais estabilidade devido à entrada de um ar frio e seco que afastou a instabilidade, ainda na segunda-feira, já deixando o céu parcialmente nublado. A terça-feira terá céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 12ºC e máxima de 25ºC, com temperatura em elevação gradativa.
Na quarta-feira o céu já volta a ficar nublado a encoberto. A mínima fica em 14ºC e a máxima já sobe para os 28ºC. “A quinta-feira já fica instável novamente, com possibilidade de chuva no decorrer do período”, pontua Sampaio. As temperaturas oscilam entre 16ºC e 30ºC. A sexta-feira também fica instável com pancadas de chuva e trovoada. A mínima permanece em 16ºC e a máxima já cai para 26ºC. Para o sábado, o indicativo é de continuidade da instabilidade e das pancadas de chuva.