Propostas para o futuro do RS serão debatidas

Encontro promovido pela Famurs deverá reunir lideranças políticas, sociais e empresariais de quatro regiões do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prefeitos e lideranças de municípios da região participam, hoje, de dois encontros promovidos pela Famurs, para discutir propostas para o futuro do Estado. O primeiro encontro ocorre, às 9h, em Frederico Westphalen, no auditório Salão de Atos - URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, e em Passo Fundo, às 15h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.

A expectativa da organização é reunir representantes de 130 municípios da metade Norte do Estado. Todas as manifestações terão como base o questionamento que se refere às prioridades e estratégias que a região deve buscar para contribuir, até 2030, com o desenvolvimento do RS.O trabalho é coordenado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, também estará presente, acompanhado dos demais prefeitos que integram o RS 2030, projeto criado pela entidade municipalista para discutir ideias e propostas que possam levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, fomento na qualidade de vida e ao protagonismo do cenário nacional.

Jairo Jorge ressalta que o objetivo do ciclo de debates, iniciado no dia 8 de setembro em Bagé, na região da Campanha, deverá abranger todos os 497 municípios gaúchos por meio das 27 associações regionais. Para esta segunda rodada estão sendo mobilizadas lideranças dos municípios do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Região Carbonífera e Região Centro Serra.

O coordenador do projeto destaca ainda a importância da Famurs conduzir o debate, congregar e mobilizar a sociedade e demais instituições sobre o futuro do RS. “Os prefeitos respondem diariamente sobre problemas da esfera municipal, regional e até nacional. Caem sobre nossos ombros questões de natureza diversa, ouvimos as dificuldades das pessoas em seu dia a dia. Então, somos exatamente nós que temos conhecimento da natureza das demandas e condições de ser propositivos, mostrando que Estado queremos ter em 2030”, afirmou o prefeito de Canoas. Outros encontros ocorrem no dia 06 de outubro, em Caxias do Sul e Taquara; no dia 13 de outubro, em Ijuí; e no dia 20 de outubro, em Pelotas.

Gostou? Compartilhe