Residentes promovem atividades do Dia do Idoso

Na visita aos pacientes internados os profissionais foram recebidos com muita alegria.

Por
· 2 min de leitura
Feira de saúde orientou e prestou serviços aos idososFeira de saúde orientou e prestou serviços aos idosos
Feira de saúde orientou e prestou serviços aos idosos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso e ao longo desta semana, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo,juntamente com os residentes da Residência Multiprofissional Integrada, em Saúde do Idoso, desenvolvida em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão desenvolvendo atividades com a proposta de sensibilizar as pessoas sobre o processo de envelhecimento e ressaltando a importância do cuidado com a saúde para se chegar a velhice com qualidade de vida. Dentro da programação na terça-feira, 29 de setembro, os residentes visitaram os pacientes idosos internados no hospital e nesta quarta-feira, 30 de setembro, promoveram uma feira de saúde no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati-UPF) .

Na visita aos pacientes internados os profissionais foram recebidos com muita alegria. Os idosos ficaram contentes com a lembrança da data e relataram as experiências vividas na terceira idade. “Nós trouxemos um coração com a mensagem “Seu abraço aquece meu coração”, porque muitas vezes as pessoas esquecem de abraçar os idosos e lhes dar a atenção necessária.Através disso buscamos valorizá-los e também repassar o nosso carinho”, enfatizam as residentes de fisioterapia Luana Cecconello e Luciana Pretto e a residente de Enfermagem Nelissandra Scorsato Antoniolli, pontuando ainda, que na oportunidade tiraram as dúvidas e orientaram os idosos em relação ao cuidado com a saúde.

Antônio Fontanive, 68 anos está internado no HSVP cuidando de um problema no coração, sua mulher Iracema Fontanive, 68 anos o acompanha. Eles são de Montauri e ao receber as residentes, o casal surpreendeu-as positivamente, pela disposição e alegria de viver. “Eu nunca digo que tenho 68 anos, é como se eu tivesse 30. As vezes tem algum problema de saúde, mas fora isso vivemos muito bem e felizes”, conta Antônio. A esposa relata ainda que nos fins de semana, os dois saem para dançar e aproveitar a vida. “Gostamos de ajudar os outros, estamos sempre colaborando na comunidade, saindo, cantando e aproveitando. Quando nossa mente é jovem, continuamos sempre jovens”, afirma Iracema, deixando seu exemplo de vida com qualidade.

Feira de saúde no Creati 
Nesta quarta-feira, a atividade foi realizada no Creati, onde os idosos participaram de uma Feira de Saúde com verificação de pressão arterial, teste de glicemia (HGT), orientação nutricional cálculo do IMC e dicas em geral de saúde, promovidos pelos residentes R1 e R2 em Saúde do Idoso. “É muito bom poder ver como está a nossa saúde e também receber essa homenagem do dia do idoso. Tenho 83 anos, faço várias oficinas do Creati e sempre cuido da minha saúde. Quando podemos chegar a essa idadecom disposição e alegria é muito bom”, relata Leopoldina Silva de Oliveira, que aproveitou as dicas de alimentação e saúde dos residentes.
Nesta quinta-feira, 01 de outubro os residentes estarão realizando a Feira de Saúde no Salão Paroquial do bairro Záchia, a partir das 14h.

 

Gostou? Compartilhe