Eleições do Conselho Tutelar acontecem neste domingo

Para votar, é preciso levar o título de eleitor e o documento de identidade.

Por
· 2 min de leitura
Muitos locais de votação com fila na manhã deste domingo (04)Muitos locais de votação com fila na manhã deste domingo (04)
Muitos locais de votação com fila na manhã deste domingo (04)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A comunidade passo-fundense poderá participar de um importante ato de cidadania e compromisso com o bem-estar de crianças e adolescentes, através das Eleições do Conselho Tutelar, que acontecem neste domingo (04), em 48 locais de votação.

Para votar, é preciso levar o título de eleitor e o documento de identidade. Cada pessoa tem direito a votar em dois candidatos, um representante para a Microrregião I e um para Microrregião II. A lista de candidatos com o nome, número e microrregiões pode ser acessada no site da Prefeitura de Passo Fundo, assim como os locais das zonas urbana e rural.

Para a presidente da comissão eleitoral e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Vera Samora de Oliveira, a participação cidadã é fundamental. “É um momento em que a comunidade elege pessoas de sua confiança, que terão a responsabilidade de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. É um processo de construção e de escolha de candidatos aptos a realizar esta função”, ressaltou.

O Conselho Tutelar de Passo Fundo atua com base na constituição e no estatuto, a fim de tomar  providências para cessar qualquer violação de direitos da criança e do adolescente. Desta forma, o Conselho Tutelar é uma autoridade pública municipal, com responsabilidade de aplicar medidas para cada caso. Ainda, o órgão tem função de atender denúncias, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros escolhidos pela comunidade local para um mandato de três anos.

Entre as atribuições específicas do Conselho Tutelar, estão: atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar os pais ou responsáveis e aplicar medidas revistas no ECA, art. 129, incisos I a VII; promover a execução de suas decisões; encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; tomar providências para que sejam cumpridas as medidas de proteção aplicadas pela justiça a adolescentes infratores (ECA, art. 101, incisos I a IV); expedir notificações; requisitar certidões de nascimento e de óbito de crianças ou adolescentes; assessorar o poder executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos revistos no artigo 220, S3º, inciso II, da constituição federal; representar, ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão de poder familiar; fiscalizar as entidades de atendimento.

Eleições
Lista de candidatos:
http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/multimidia/resolucao_22_15_conselho_tutelar.pdf

Locais de votação:
http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/multimidia/resolucao_23_15_conselho_tutelar.pdf

Contato
Conselho Tutelar Microrregião I
Endereço: Rua General Osório,1301 – Centro.
Fone: (54) 3312-1588 / (54) 3317-1636.
Horário de atendimento ao público: das 8h às 2h e das 13h30min às 17h30min.
Atendimento 24h: (54) 9998-1051.

Conselho Tutelar Microrregião II
Endereço: Rua General Osório,1301 – Centro.
Fone:(54) 3312-2444 / (54) 3312-3699.
Horário de atendimento ao público: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Atendimento 24h: (54) 9975-9309

Gostou? Compartilhe