Os bancários entram em greve em todo o país a partir de hoje. As assembleias, que aprovaram a manifestação, aconteceram em todos os sindicatos na semana passada. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações. De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e Região, Dário Sidnei Delavy, os bancos tiveram um aumento em seus lucros em 36% e os cinco maiores bancos beiram a 10 bilhões de lucro só no primeiro seis meses. “Parece que voltamos aos anos 2000 em que a ganhávamos abono e não reajuste salarial. Nós não tivemos outra opção se não dar início à greve”. Conforme ele, muitas agências já devem estar fechadas no início da manhã. “Mas como a greve vai crescendo, nós vamos conseguindo incorporar os bancos que hesitam mais, a gente imagina que não serão todas as agências fechadas em um primeiro momento”, explica. Os bancos privados, como Itaú e Santander devem estar fechados, assim como algumas agências da Caixa e do Banco do Brasil. O Banrisul ainda não confirmou a adesão.
Orientações
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon, de São Paulo, embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros.
O Procon orienta ainda que o consumidor documente esse pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon. Além disso, em Passo Fundo, os caixas-eletrônicos devem estar funcionando. “Também não podemos radicalizar o movimento a esse ponto. As pessoas tem que ter algum acesso”. Delavy também lembra que outras opções, como o pagamento das contas pelo celular ou computador podem ser utilizadas. “Hoje em dia, o sistema financeiro tem muitas alternativas para qualquer tipo de serviço”.