Colheita é aberta com perspectiva de queda

Projeções da Emater/RS-Ascar, feitas com base na safra de 2014, apontam diminuição de 34% na produção

Por
· 1 min de leitura
Produção no Estado deve chegar a 2,2 milhões de toneladas Crédito: Produção no Estado deve chegar a 2,2 milhões de toneladas Crédito:
Produção no Estado deve chegar a 2,2 milhões de toneladas Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A colheita do trigo foi aberta com uma perspectiva de queda na produção, em relação ao ano passado. A solenidade foi realizada em Cruz Alta no último sábado. Projeções da Emater/RS-Ascar, feitas com base na safra de 2014, apontam diminuição de 34% na produção que deve chegar a 2,2 milhões de toneladas. Além disso, a área plantada também teve diminuição de 19% em relação à safra anterior e este ano chegou a 913 mil hectares. A expectativa inicial era de uma safra de 2,5 milhões de toneladas de trigo, mas, com as geadas e as chuvas que atingiram o Estado, a safra deve ficar menor. A estimativa é de que as perdas nas lavouras fiquem em 10% da inicial prevista. A produtividade média no início desta colheita é de cerca de 2.400 kg/hectare.

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, regiões como Santa Rosa e Ijuí já iniciaram a colheita de trigo de algumas áreas. A qualidade do produto, até o momento, é considerada boa. O percentual atinge 2% do total plantado, havendo ainda 11% maduras e prontas para serem colhidas. O trabalho deverá se intensificar nos próximos dias, caso o tempo permita. Ainda de acordo com o Informativo Conjuntural, a expectativa de produtividade está dentro da esperada, girando em torno dos 2,4 mil kg/ha. No entanto ainda é preciso aguardar para se saber qual o comportamento dos 60% em fase de formação de grão, áreas mais impactadas com a ocorrência das geadas.

Outro aspecto a considerar nesse período inicial de colheita é a não cotação de preço por parte das cooperativas para a entrega do produto, que aguardam não só pela confirmação da produção, mas em especial pela qualidade do grão colhido. No momento a procura pelo Proagro é considerada normal face às circunstâncias. Para o trigo são pouco mais de 1,7 mil solicitações de Proagro, de acordo com informações da Emater.

 

Gostou? Compartilhe