A chuva, que deu uma trégua no começo dessa semana, deve voltar ainda hoje ao Estado. O período de instabilidade é resultado da atuação do fenômeno El Niño, que continua agindo na região. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, na segunda-feira, a entrada de um ar frio e seco afastou a instabilidade, mas ela deve retornar hoje, quando o dia inicia nublado e encoberto, com chuva no decorrer do período. As temperaturas devem variar entre 12ºC e 20ºC. “Na quinta-feira, o tempo também deve ficar encoberto, com pancadas de chuva. A mínima será de 14ºC e a máxima de 24ºC. Na sexta-feira, o tempo varia entre nublado a encoberto, com pancadas de chuva. As temperaturas podem ir de 15ºC a 30ºC”.
O acumulado de chuva, desde a quinta-feira até o domingo, totalizou 155 mm. Somando com a precipitação já registrada no mês, o total ficou em 175mm, 15% acima da média de outubro. “Essa chuva que ocorreu aqui em Passo Fundo, como o município é um divisor de águas, parte vai para o Uruguai e parte vai para o Rio Jacuí. Ela contribuiu muito para que aumentasse o volume de águas e influenciou nas cheias em outros pontos do Estado”, explica Sampaio.
Estado
O município de Sapucaia do Sul foi acrescentado ontem (13) à lista de atingidos pelas chuvas e pela queda de granizo que ocorrem no Rio Grande do Sul há uma semana. Ao todo, são 5.775 pessoas desalojadas, 4.164 pessoas em abrigos, 9.896 residências atingidas, 49.228 pessoas e 57 municípios atingidos, segundo a Defesa Civil. Além do levantamento de danos e monitoramento de rios e rodovias, o órgão segue entregando ajuda humanitária e dando suporte técnico aos municípios. A Defesa Civil de Passo Fundo está arrecadando alimentos não perecíveis, água e material de higiene pessoal. Roupas e agasalhos não são prioridades no momento, portanto não serão aceitos. Os locais de recebimento são o 3º RPMon e o Corpo de Bombeiros.
Permanece o aviso de risco de alagamentos e deslizamentos nas regiões Sudeste, Nordeste e Metropolitana. Comunicados e pedidos de socorro podem ser feitos à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199.
Estradas
Um levantamento preliminar do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) aponta que 22 estradas estaduais sob jurisdição da autarquia foram danificadas ou precisaram ter o trânsito interrompido em razão da chuva forte.